Evento internacional capacita profissionais de educação física | F5 News - Sergipe Atualizado

Evento internacional capacita profissionais de educação física
Seminário estabelecerá conexões entre o saber prático e o científico
Cotidiano | Por Saullo Hipolito 18/07/2019 20h00 - Atualizado em 19/07/2019 08h57


A partir desta quinta-feira (18), acontece na Universidade Tiradentes (Unit) o 2° Seminário Internacional Paralímpico Escolar 2019, que tem como objetivo trabalhar a formação dos profissionais de Educação Física que vão receber as crianças com lesões ou diferentes deficiências no futuro. Na oportunidade, especialistas da área vão realizar conferências, mesas redondas e oficinas. O evento acontece até o próximo domingo (21).

De acordo com o coordenador da Academia Paralímpica da Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), José Fernandes Filho, o panorama atual é voltado para o amanhã, o futuro do esporte paralímpico, fazendo das crianças uma nova reserva esportiva, sendo possíveis talentos futuros que possam trazer medalhas para o Brasil.

Professora da área, Elza Leão afirma que os desafios para a inclusão das crianças no esporte são  grandes e requerem muita disposição. "Os projetos que estão acontecendo lá em São Paulo, a gente procura trabalhar com crianças que sejam elegíveis, dentro do comitê internacional, para que ela possa atender a demanda esportiva de cada modalidade. Então, a gente procura trabalhar de uma maneira em que a gente não exclua, mas também faça com que a criança, dentro daquele ambiente, consiga produzir e tenha o mínimo de performance", afirmou.

De modo geral, José Fernandes Filho acredita que a inclusão dessas crianças no esporte ainda é desafiador. "O desafio é aumentar significativamente as crianças com deficiências nas escolas e praticando esportes. Esse é o objetivo do Comitê Paralímpico Brasileiro", disse.

Últimas olímpiadas

A última Olímpiada, realizada no Brasil, foi a competição em que o país recebeu o maior número de medalhas (72), foram 14 de ouro e 29 de prata e bronze, respectivamente. O país figura forte nesse cenário e o objetivo, de acordo com o CPB, é melhorar.

"Hoje somos uma potência paralímpica estamos entre os dez melhores há três olimpíadas ( 2016 - 8º; 2012 - 7º e 2008 - 9º) e vamos tentar manter ou melhorar essa posição", afirmou o coordenador José Fernandes.

Futuro

Para o futuro, o objetivo não é só incluir, mas também capacitar os profissionais para que a meta final de possuir 150 mil profissionais de Educação Física em atuação, estabelecida pelo comitê, seja cumprida. "Se tivermos três alunos para cada professor, teremos um alcance muito significativo", disse.

Inscrições do evento

O valor da inscrição é de R$50 por participante (taxa única) e inclui a participação geral no evento, com o acesso aos minicursos e a submissão de trabalhos científicos.

Para mais informações, clique aqui.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
Vítima diz que caso ocorreu em 27 de janeiro, após bloco
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
Além da arma, o policial também teve dinheiro e cartões subtraídos
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Foi recuperado após ela fazer críticas à corporação em suas redes sociais
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju
Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju é umas das opções

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado