Escolas estaduais se adequam para unificar calendário escolar com ano civil | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Escolas estaduais se adequam para unificar calendário escolar com ano civil
A previsão é que todas as escolas estejam com o calendário unificado em 2020
Cotidiano | Por Agência Sergipe Notícias 14/02/2019 14h01 - Atualizado em 14/02/2019 14h43


A unificação do calendário escolar com ano civil é uma das metas do governo do Estado e é um dos objetivos também das unidades de ensino da rede estadual. Ao longo desse mês, o Departamento de Inspeção Escolar da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Dies/Seduc) tem realizado encontros com diretores, secretários e coordenadores escolares das Diretorias Regionais de Educação para mostrar a necessidade da unificação.

Nessas reuniões estão sendo apresentadas as quatro propostas de calendário escolar e os principais pontos da Portaria nº 0269/2019, que estabelece as diretrizes para o funcionamento das instituições de ensino integrantes da rede pública estadual no ano letivo de 2019.

De acordo com a diretora do Dies, Eliana Borges, nos últimos dois anos houve um crescimento de 49% de escolas que unificaram o calendário. Ao todo, 107 unidades de ensino concluíram o ano letivo no final de 2017. Esse número aumentou em 2018, quando 159 escolas finalizaram o ano letivo dentro do calendário civil do mesmo ano. A previsão é que esse número cresça em 2019 e todas as escolas estejam com o calendário unificado em 2020.

“Nessa proporção a tendência é chegarmos em 2020 com a totalidade das unidades de ensino com o calendário unificado. É preciso que haja o engajamento da comunidade escolar. Já apontamos para a maioria dos representantes das escolas os benefícios dessa ação. A proposta que o governo está fazendo é de melhoria da qualidade de vida dos sergipanos, quer sejam eles estudantes, professores ou pais, porque as famílias terão um calendário em comum com a dos estudantes e poderão se programar melhor”, explicou.
 
Eliana Borges lista uma série de benefícios que a unificação do calendário escolar com o calendário civil traz, como o acesso ao transporte escolar e a redução da evasão escolar. Além disso, os alunos das escolas estaduais que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegarão ao final do ano com todo o conteúdo estudado, ficando em pé de igualdade com os estudantes das escolas particulares.

Ela ressalta ainda que os professores também serão beneficiados, pois terão o tempo para o descanso necessário que precisam, já que muitos trabalham em várias escolas.

Aprovação de todos

A unificação do calendário letivo com o ano civil teve início no ano de 2017, e de lá para cá, cada vez mais unidades de ensino estão se adequando para cumprir o que determina a Portaria nº 0269/2019, que estabelece as diretrizes para o funcionamento das instituições de ensino integrantes da Rede Pública Estadual no ano letivo de 2019.

Roberto Ribeiro Moura, diretor do Colégio Estadual Barão de Mauá, em Aracaju, aprova a medida e diz que a unificação irá melhorar a vida estudantil dos alunos e o trabalho dos professores, servidores e equipe diretiva. “Com isso, os alunos vão terminar as aulas no tempo correto e, juntamente com os seus pais e familiares, poderão tirar suas férias com tranquilidade. Para a escola, vai melhorar a organização do trabalho dos servidores. Antes da unificação, os estudantes do 3º ano do ensino médio começavam as aulas em março, e no final do ano os professores tinham que acelerar o conteúdo. Agora eles chegarão ao Enem devidamente preparados”, afirmou.

Marise Rabelo dos Anjos, diretora da Escola Estadual Professor Francisco Portugal, também na capital, disse que está trabalhando para que, a partir deste ano, o calendário passe a ser unificado em sua escola. Ela também acha que a medida trará melhorias para o processo de ensino e aprendizagem. “Vai facilitar o acompanhamento do currículo pelos alunos, ao serem transferidos de uma escola para outra, sem causar prejuízo à continuidade dos estudos. Além disso, as férias escolares coincidindo com o início do ano civil facilitará a programação do descanso dos alunos e dos servidores no mês de janeiro, e o recesso no meio do ano”, disse. Marise ainda citou a redução da evasão escolar e a adequação dos conteúdos do 3º ano do ensino médio, fazendo com que os estudantes se preparem melhor para o Enem.

Os alunos também aprovaram a iniciativa da unificação dos calendários. A presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundários de Sergipe (Uses), Lizandra Dawany, afirmou que quando existe a sincronia entre o calendário escolar e o calendário civil, os estudantes são os maiores beneficiados. “Além de a gente conseguir ter o transporte organizado, durante todo o ano letivo, os estudantes que conseguem alcançar o nível superior podem fazer a matrícula a tempo na Universidade. E também é importante para que possamos aproveitar as férias na época correta, com os nossos pais e outros estudantes que não são da rede pública”, declarou.

É o caso de Júlio César de Santana, que integra o Conselho escolar da Escola Estadual 24 de Outubro. “Essa é uma ideia fantástica, pois o Estado nos oferece a oportunidade de passar o período de férias em casa, e não em aula. E no verão, mesmo em período de recesso, nós temos na escola o espaço aberto para desenvolvermos nossos projetos”, disse.

Calendário de reuniões

As reuniões sobre a unificação dos calendários tiveram início em 5 de fevereiro, passando por todas as Diretorias Regionais de Educação. Nesta quarta-feira, 13, o encontro será na DRE-7. Na quinta-feira, 14, será na DRE-1, e por último, na sexta-feira, 15, o encontro será na DRE-2.

Mais Notícias de Cotidiano
Arquidiocese de Aracaju
29/03/2024  08h52 Procissão do fogaréu inicia sexta-feira da paixão no Bairro Industrial
A tradicional procissão recorda a perseguição e a prisão de Jesus Cristo
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado