Entenda o sistema de semáforos inteligentes que está sendo implantado | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Entenda o sistema de semáforos inteligentes que está sendo implantado
Investimento é de cerca de R$ 25 milhões com recursos do Ministério das Cidades
Cotidiano | Por Agência Aracaju 17/12/2018 14h55


O desafio de transformar a capital sergipana em uma cidade mais humana, inteligente e criativa dialoga diretamente com a modernização da mobilidade urbana. Por isso, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) aposta na implantação do sistema semafórico inteligente em 150 cruzamentos da capital, que garantirão maior organização e fluidez do trânsito.

O investimento é de aproximadamente R$ 25 milhões, fruto de um convênio com o Ministério das Cidades, e a previsão é que seja concluído em 2019. O processo de instalação do sistema é conduzido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). 

Como funciona?

O semáforo é "inteligente" porque o sistema otimiza os tempos de passagem (sinal verde) e faz com que os condutores esperem menos em interseções, mantendo uma sincronia mais eficiente dos cruzamentos.

Para acontecer a otimização, câmeras são instaladas nos braços da estrutura da sinalização e quando um carro é detectado pela câmera, o equipamento automaticamente aciona o semáforo. Assim, a via que estava com o sinal verde na maior parte do tempo, tem o semáforo alterado para a cor amarela, e depois para o vermelho, liberando a outra via que está com veículos. 

O superintendente interino da SMTT de Aracaju, Renato Telles, explica que a dinâmica dos semáforos inteligentes funciona bem para todo mundo. “As vias com maior fluxo de veículos terão mais fluidez com os semáforos inteligentes. O objetivo do sistema é organizar mais o trânsito e dar mobilidade a Aracaju”, afirma. 

Monitoramento

Nos principais cruzamentos, que são aqueles de maior fluxo, os novos semáforos terão capacidade de funcionamento de até quatro horas sem energia elétrica, o que garantirá maior segurança ao trânsito da cidade em casos de apagão ou mesmo oscilações no fornecimento de energia.

Para controlar o bom funcionamento do novo parque semafórico, será construída, na sede da SMTT, uma central de monitoramento que permitirá a gestão inteligente do trânsito. Através dela, será possível alterar as programações por conta das mudanças no fluxo de veículos em tempo real e alterar o sincronismo, inclusive, priorizando a passagem do transporte público.

Andamento dos trabalhos

Os trabalhos foram iniciados no mês de julho deste ano, a partir da avenida José Carlos Silva (antiga Heráclito Rolemberg), e, desde então, têm avançado rumo à região central. Já estão sendo executados os serviços de obra civil, como a construção das bases para as caixas controladoras, e também a instalação de equipamentos. 

O sistema de semáforos inteligentes é adotado pelas cidades mais modernas do mundo e, em Aracaju, está sendo implantado pela empresa mexicana Semex, que venceu o pregão eletrônico lançado pela prefeitura. A companhia foi responsável pelo mesmo serviço nas cidades de Toronto (Canadá) e Nova York (Estados Unidos). 

Corredores de ônibus

A instalação dos semáforos inteligentes em Aracaju integra uma grande ação de mobilidade urbana da Prefeitura de Aracaju que consiste também na implementação de quatro corredores de ônibus na cidade, reforma dos Terminais de Integração DIA e Zona Sul, construção de um novo Terminal de Integração do Mercado e implantação de novos abrigos de ônibus.

Os quatro corredores de ônibus são: na Beira Mar (desde a Atalaia até os mercados centrais), na avenida Hermes Fontes, Jardins (da avenida Paulo VI até o shopping Jardins) e Augusto Franco (mais conhecida como Rio de Janeiro). O objetivo é dar maior agilidade aos veículos do transporte público.
 

Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
23/04/2024  12h05 Fortes pancadas de chuva voltam a atingir Aracaju e causam alagamentos
Nos últimos sete dias, o volume acumulado na capital sergipana é de 160mm
Divulgação PF
23/04/2024  10h26 Homem é preso em operação contra o tráfico na Grande Aracaju
Segundo a PF, suspeito trazia drogas de São Paulo para revender na Capital sergipana
Freepik
23/04/2024  09h42 Suspeito de estupro de vulnerável preso na Barra dos Coqueiros
A vítima era a enteada do suspeito; A prisão foi realizada na Capital sergipana
Ana Lícia Menezes/PMA
23/04/2024  09h05 Ordem do Mérito Serigy homenageia personalidades com trabalho em prol de Aracaju
Comenda foi entregue na noite desta segunda (22). Senador Laércio Oliveira foi um dos homenageados
Reprodução Redes Sociais
23/04/2024  08h24 Homem morre após colisão entre duas motocicletas em Lagarto
Acidente aconteceu na noite desta segunda (22), na Colônia 13

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado