Edson Ulisses lança livro sobre sabedoria popular nas mídias sociais | F5 News - Sergipe Atualizado

Edson Ulisses lança livro sobre sabedoria popular nas mídias sociais
Cotidiano 06/12/2017 16h43 - Atualizado em 06/12/2017 17h21


A partir da observação de expressões cotidianas e com o objetivo de preservar a singularidade da cultura popular nas mídias sociais, o desembargador Edson Ulisses de Melo lançou o seu novo livro “Sabedoria Popular II - Máxima reflexão, outros saberes e amenidades no Zap-Zap”. A noite de autógrafos aconteceu nesta terça-feira (5), no salão nobre do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

Esta é a terceira obra de Edson Ulisses, que desde julho deste ano ocupa a cadeira nº 26 na Academia Sergipana de Letras (ASL).

“Há um adágio popular que diz que quem gosta, repete. Tendo em vista a grande aceitação da primeira edição do livro, nós evoluímos para essa outra vertente que trata da sabedoria popular nas mídias sociais. Acredito que as pessoas vão se encontrar nesse livro, em mensagens que já tenham enviado ou recebido. É uma forma de preservar uma memória, uma história interessante que tenha sido compartilhada através do whatsapp, ou como o brasileiro gosta de chamar, zap-zap”, explicou o autor.

Prestigiando o lançamento e representando o governador Jackson Barreto, o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, destacou que o livro enriquece os estudos sobre o folclore e o saber popular sergipano.

 “Edson vem fazendo uma pesquisa muito importante sobre os ditos e os achados populares, com uma abordagem acerca da vivência do nosso povo e de sua forma de falar. Muito do que é falado e não é escrito que ele, de uma forma inteligente, se apropria e mostra a todo mundo a forma como o nosso povo se expressa, tornando universal algo que é muito particular”, destacou o secretário.

Edson Ulisses de Melo é autor de outras duas obras: “Reflexões Cidadãs”, uma coletânea decorrente da elaboração de discursos, palestras e artigos, sendo alguns de cunho jurídico e outros voltados para temas que fazem uma análise crítica da sociedade e “Sabedoria Popular”, que como o nome sugere, enfoca a cultura popular em seus vários segmentos, fruto de vários anos de observação ao longo de suas andanças e viagens. Parte da renda obtida com a venda do novo livro será revertida para o Grupo de Apoio a Criança com câncer (GACC) e para a Creche "Almir do Picolé.

Sobre o Autor

Natural de Porto da Folha, Edson Ulisses de Melo é desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe e, simultaneamente, ocupa os cargos de Corregedor e Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado. Acadêmico respeitado, é autor de artigos jurídicos e outras obras literárias. Em julho de 2017 recebeu a mais alta honraria do meio intelectual do Estado ao se tornar um dos imortais da Academia Sergipana de Letras, ocupando a cadeira de número 26.

Edson Ulisses é um grande apreciador e incentivador da arte em todas as suas formas de expressão. Intelectual de notável saber jurídico, reconhecido pela sociedade sergipana por sua capacidade de articulação e expressão tanto na forma oral quanto na escrita.

 

 

Fonte: Secult 

Mais Notícias de Cotidiano
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados
Ana Lícia Menezes/PMA
27/03/2024  20h13 PMA inaugura reforma nas avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dória
Para a obra, foram investidos mais de R$ 13,5 milhões
 SES/Ilustrativa
27/03/2024  18h30 Saúde reforça importância da prevenção contra o câncer de colo de útero
Papanicolau e a testagem molecular estão entre as principais formas de prevenção
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
27/03/2024  18h08 Aeroporto de Aracaju terá aumento na movimentação durante a Páscoa
Houve um acréscimo de 11% na oferta de assentos e de 15% no total de operações

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado