Dois desabamentos são registrados neste final de semana em Aracaju
Defesa Civil aguarda previsão de fortes chuvas para emitir novo alerta
Cotidiano 23/04/2018 14:30 - Atualizado em 23/04/2018 14:57

Por Fernanda Araujo

Duas ocorrências de desabamentos foram registradas em Aracaju neste final de semana, uma delas ocasionada por deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas. Além de parte do teto da sede do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) desabar, um muro de contenção, no bairro Lamarão, na Zona Norte, caiu no sábado (21), como foi mostrado pelo F5 News.

O muro fica aos fundos do prédio que abriga a Escola Municipal de Educação Infantil Monsenhor João Moreira Lima e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Carlos Fernandes Melo. O desabamento atingiu o quintal de uma casa e outras duas residências ficaram em situação de risco.

Segundo o major Sílvio Prado, coordenador da Defesa Civil Municipal, ninguém ficou ferido e só houve danos materiais. “Este caso foi relacionado com deslizamento de terra, o muro de contenção não resistiu e caiu”, afirma.

O coordenador ressalta que está acompanhando as áreas de risco da cidade por causa do período de chuvas e intensifica os trabalhos para prevenir e gerenciar potenciais transtornos. No entanto, o órgão ainda não deve emitir novo alerta para os próximos dias, como foi feito na última sexta-feira (20).

“Ainda não há motivo ou perspectiva de emitir alerta. O mês realmente é chuvoso, maio principalmente, as chuvas estão previstas, mas só emitimos em 24 horas ou no máximo 48 horas, quando a previsão aponta que a chuva está se aproximando com maior intensidade. Por enquanto, a previsão é que a chuva continue de maneira espaçada, com milímetros, sem causar transtornos”, diz.

De acordo com a Prefeitura, a Defesa Civil está realizando o mapeamento dos locais, através de inspeções técnicas e captura de imagens por drones, segundo Prado, com o objetivo de “atualizar as informações e calcular um número aproximado de pessoas que correm risco nas áreas mapeadas”, de modo a definir a atuação de cada órgão em eventual crise e facilitar logística de pessoas afetadas, entre outras medidas.

Para comunicar alguma ocorrência, solicitar ajuda ou fazer denúncia em caso que envolva risco à residência ou patrimônios públicos da cidade, ligações podem ser feitas ao número 199 de forma gratuita.

Foto: Defesa Civil de Aracaju

Com informações da PMA

 

Mais Notícias de Cotidiano
24/05/2018 19:20 Usip registra evasão de seis menores infratores, em Aracaju
24/05/2018 18:30 Saiba quais os reflexos da greve dos caminhoneiros em Sergipe
Motoristas protestam nas estradas contra alta do combustível
24/05/2018 18:05 Em Aracaju, motoristas de Uber protestam em apoio aos caminhoneiros
Manifestantes pedem mudança na política de preços da Petrobras
24/05/2018 17:32 UFS suspende aulas por causa da greve dos caminhoneiros
Medida afeta atividades dos cursos de graduação e pós-graduação
24/05/2018 17:30 Cardiologia continua com atendimento comprometido no Cirurgia
Diretoria aguarda entrega de materiais nos próximos dias