Desembargador autoriza continuidade do concurso da PM/SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Justiça
Desembargador autoriza continuidade do concurso da PM/SE
Magistrado diz que não há provas suficientes para descaracterizar a legitimidade da concorrência pública
Cotidiano | Por Aline Aragão 10/08/2018 16h44 - Atualizado em 11/08/2018 09h10


O desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto suspendeu, na tarde desta sexta-feira (10), a liminar expedida pelo juiz da 1ª vara de São Cristóvão, Manoel Costa Neto, que determinava a suspensão do concurso para soldado da Polícia Militar de Sergipe, e determinou que o Estado prossiga com a realização das demais fases previstas no edital.

De acordo com a decisão, não foram identificados, no momento, elementos suficientes para descaracterizar a legitimidade da concorrência pública. "Não estou aqui negando a existência da tentativa de fraude perpetrada por alguns candidatos. Mas sim, reconhecendo que não passaram de meras tentativas que de prontidão foram coibidas pela instituição responsável pelo concurso com o auxílio da Polícia Militar deste Estado”, afirmou o magistrado.

Entenda

As provas objetivas do concurso da Polícia Militar de Sergipe foram realizadas pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFG), no dia 1º de julho, com a participação de mais de 69 mil candidatos de todo país.

No dia 02 de agosto, o juiz da 1ª vara de São Cristóvão, Manoel Costa Neto, concedeu uma liminar suspendendo o concurso público. A decisão atendeu ao pedido de dois candidatos que se sentiram prejudicados pela suspeita de fraude.

A fraude foi descoberta pela Polícia Civil durante a realização da prova. Dois irmãos foram presos em flagrante dentro da sala de aula, tentando fraudar o concurso.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), os irmãos Hygor Ayslan Oliveira Lima, 28, e Aylton Hytalo Oliveira de Lima, 26, naturais de Pernambuco, já vinham sendo monitorados e, por isso, não conseguiram ter êxito na fraude.

Na última quinta-feira (09), o Estado publicou no Diário Oficial a suspensão do Teste de Aptidão Física (TAF) que seria realizado entre os dias 13 e 15 de agosto, conforme cronograma previsto no edital e informou que iria recorrer da decisão.

No mesmo dia, o secretário de Planejamento Orçamento e Gestão, Rosman Pereira, revelou que outros 23 candidatos foram eliminados por suspeita de tentativa de fraude, comprovando a eficácia dos mecanismos de segurança adotados pela instituição responsável pelo certame.

Mais Notícias de Cotidiano
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Artistas do pagode, MPB, jazz, forró e música eletrônica irão se apresentar
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
O acumulado de chuva pode ultrapassar 50 milímetros por dia durante o período
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Relatora citou o Mela-Mela em cidades do Nordeste, os Caretas e os Bate-Bolas
Funcaju
24/04/2024  16h35 Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre vagas remanescentes
As incrições online podem ser realizadas até o próximo domingo (28)
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  15h34 Homem é preso, suspeito de roubar cerca de dez metros de fio em Aracaju
Ele foi encontrado em um terreno baldio no bairro Coroa do Meio, segundo a PM

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado