Deotap investiga suposto desvio de diárias em câmaras municipais | F5 News - Sergipe Atualizado

Deotap investiga suposto desvio de diárias em câmaras municipais
Polícia Civil não dá detalhes sobre o inquérito, que segue sob sigilo
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 14/11/2018 13h30 - Atualizado em 15/11/2018 06h58


O Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) ouviu, nesta quarta-feira (14), vereadores suspeitos de desviar verbas de diárias da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro e, supostamente, de São Cristóvão, ambas as cidades na região metropolitana de Aracaju (SE).

Segundo apurado pelo F5 News, doze pessoas, entre vereadores, ex-vereadores e assessores, prestaram depoimento no Deotap para dar esclarecimentos sobre uma denúncia de gastos indevidos de diárias que teriam sido realizados por 21 parlamentares da Câmara de Socorro, em viagens oficiais. A delegada Lara Schuster está à frente das investigações.

A ‘farra das diárias’ teria sido denunciada por representantes do movimento social Mova-SE, que entrou com representação no Ministério Público para pedir investigação sobre todo o trâmite (valores, destinos, locais, datas e horários) para o uso das diárias.

A partir de documentos obtidos, segundo Willian Pinheiro, um dos representantes, causa estranheza a quantidade de valores gastos de janeiro de 2017 até agosto do mesmo ano, que chegam a quase R$ 210 mil.

“Os valores não condiziam com a realidade. Nós acreditamos que foram gastos muito mais que R$ 210 mil, pois os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro não foram disponibilizados”, destaca Pinheiro, ressaltando ainda que a cidade de Maceió (AL) é praticamente o único destino dos vereadores nos eventos de participação paga com as diárias.

As diárias são disponibilizadas ao parlamentar que se ausentar do Município a serviço do Legislativo, em missão oficial ou participação de eventos, reuniões oficiais, entre outros, e os valores devem ser discriminados em planilha da Casa Legislativa. No entanto, de acordo com Pinheiro, os documentos mostravam que as datas dos eventos não se encaixavam com a mesma das viagens realizadas pelos vereadores.

“Os parlamentares viajam para determinados encontros, curso, seminário ou congresso, em uma certa data, sendo que os mesmos encontros era realizados em outro momento. Ao confrontarmos os dados, percebemos também que os parlamentares não estavam presentes nas sessões, pois estavam em viagem devido aos supostos eventos correspondentes às diárias”, relata Willian.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública confirmou que as oitivas foram realizadas para o andamento de um inquérito policial, porém, o assunto do inquérito não foi revelado. Ainda de acordo com a nota, a quantidade considerável de pessoas intimadas visa dar celeridade à apuração, com o objetivo de concluí-la ainda este ano. O Deotap não deu detalhes sobre o inquérito e nem das pessoas ouvidas para não comprometer o resultado da investigação.

A imprensa esteve no Deotap durante toda a manhã de hoje (14), mas não obteve acesso à entrada da delegacia. Ainda segundo apurado pelo F5 News, o advogado de um dos intimados da Câmara de São Cristóvão, que preferiu não gravar entrevista, informou apenas que já existia uma denúncia sobre desvio de diárias desde 2015, mas que nada foi comprovado, porém o assunto voltou à tona. A oitiva teria sido remarcada para a próxima sexta-feira (16).

*Com informações do Mova-SE

Mais Notícias de Cotidiano
SES/Reprodução
23/04/2024  06h00 Hemose realiza coleta externa de sangue na Barra dos Coqueiros
A ação visa ampliação dos estoques dos sangues O, A, B e AB positivo e negativo
Arthur Soares/ Divulgação
22/04/2024  18h26 Governo de Sergipe e Governo Federal discutem avanço do Canal do Xingó
Estudo de avaliação estratégica e planejamento de intervenções foram tema da reunião
Maria Odília/Seduc
22/04/2024  18h26 Escolas estaduais terão paralisação de dois dias em Sergipe; entenda
Movimento busca chamar atenção para "ausência de propostas concretas do governo"
Pixabay/Ilustrativa
22/04/2024  17h07 Suspeito de tentativa de homicídio em Japoatã é preso
A vítima foi surpreendida pelo suspeito, que efetuou diversos disparos contra ela
Igor Matias/Agência Sergipe
22/04/2024  15h50 Governo de Sergipe abre inscrições para concurso público da Adema
Os interessados terão até as 18h do dia 23 de maio para fazer sua inscrição

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado