Defesa Civil e Corpo de Bombeiros marcam interdição do Palace | F5 News - Sergipe Atualizado

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros marcam interdição do Palace
Reunião discutiu estratégia para plano de desocupação
Cotidiano | Por F5 News 16/05/2018 16h30 - Atualizado em 17/05/2018 12h08


O prédio onde funcionava o antigo Hotel Palace, no centro de Aracaju  (SE), será interditado no dia 27 deste mês. A data foi definida durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (16), no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE). Comerciários e vendedores ambulantes serão notificados a partir de amanhã (17).

Durante a reunião o Corpo de Bombeiros e Defesa civil discutiram, com os demais órgãos envolvidos na operação, as estratégias para dar cumprimento à determinação judicial de interditar o edifício.

A interdição foi determinada pelo juiz Marcos de Oliveira Pinto, da 12ª Vara Cível de Aracaju, que atendeu ao pedido do Ministério Público Estadual (MPE).

A decisão judicial estabelece desocupação do prédio, desativação do comércio e isolamento da área, bem como a informação à população dos riscos de circulação no local. O órgão alegou que o prédio abandonado coloca em risco a segurança coletiva de quem trabalha no pavimento inferior e das pessoas que circulam pelo local.

Além do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, participaram das discussões o Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), representantes do condomínio e demais órgão envolvidos na operação.

Cada um ficará responsável por cumprir uma parte da operação. A Emurb ficou encarregada de fazer o isolamento físico do prédio, com tapumes ou alvenaria. A Emsurb deve retirar os vendedores ambulantes. Já a Guarda Municipal cuidará da segurança do edifício, para impedir o acesso de pessoas depois da interdição. A SMTT fará o isolamento do trânsito e terá o apoio da Policia Militar, que cuidará da segurança.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, tenente-coronel Alexandre Silva, os lojistas têm até o dia 26 para retirar todos os materiais. “Se houver algum impedimento e alguém não consiga retirar tudo até essa data, essa pessoa terá que fazer um cadastro junto à Emsurb para ter acesso ao prédio depois da interdição”, explica.

A ideia de fazer a interdição em um domingo foi do coordenador de Trânsito da SMTT, capitão Alexandre Cardoso. O objetivo é minimizar os transtornos, já que o prédio fica em uma região central com grande movimentação de pessoas e veículos em dias da semana. “O hotel fica no coração da cidade. Qualquer interdição de via e o centro se torna um caos. Temos passagem de inúmeras vias de ônibus, além de pontos de táxi. Então, considero o domingo um dia mais apropriado para causar menor transtorno”, disse.

Nova perícia

O representante dos condôminos, Sergio Santana, disse que o grupo contratou um perito para averiguar as possibilidades de reparos emergenciais e, com isso, tentar barrar o processo de interdição. “Vamos entrar com recurso e mostrar o interesse dos condôminos em assumir algumas ações emergenciais, como uma tentativa de reverter a situação”, afirmou.

Uma nova reunião de trabalho acontecerá na próxima terça-feira, dia 22, dessa vez no quartel da Polícia Militar. “O objetivo é dar cumprimento à decisão judicial no prazo estipulado e de forma tranquila, pacífica e segura para todos os envolvidos”.

Foto: Assessoria de Comunicação 

Mais Notícias de Cotidiano
Adilson Andrade
23/04/2024  15h08 UFS é condenada por transfobia: instituição informa futuras medidas
Condenação ocorreu após usar "nome morto" de travesti em matrícula da universidade
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
23/04/2024  12h05 Fortes pancadas de chuva voltam a atingir Aracaju e causam alagamentos
Nos últimos sete dias, o volume acumulado na capital sergipana é de 160mm
Divulgação PF
23/04/2024  10h26 Homem é preso em operação contra o tráfico na Grande Aracaju
Segundo a PF, suspeito trazia drogas de São Paulo para revender na Capital sergipana
Freepik
23/04/2024  09h42 Suspeito de estupro de vulnerável preso na Barra dos Coqueiros
A vítima era a enteada do suspeito; A prisão foi realizada na Capital sergipana
Ana Lícia Menezes/PMA
23/04/2024  09h05 Ordem do Mérito Serigy homenageia personalidades com trabalho em prol de Aracaju
Comenda foi entregue na noite desta segunda (22). Senador Laércio Oliveira foi um dos homenageados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado