Cresce mercado de lojas que valorizam a cultura regional sergipana | F5 News - Sergipe Atualizado

Cresce mercado de lojas que valorizam a cultura regional sergipana
Espaços comercializam produtos com diferencial de qualidade e identidade
Economia | Por Victória Valverde* 18/12/2018 07h00 - Atualizado em 18/12/2018 13h55


Em contraponto à era dos grandes negócios, onde o foco é produzir mais, em menos tempo e por menos dinheiro, se verifica em Sergipe um crescimento no número de lojas que valorizam a cultura regional, comercializando produtos com diferencial de qualidade e identidade.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), têm se difundido no país a promoção do desenvolvimento local integrado e sustentável, que pretende incentivar o crescimento econômico regional e a difusão da cultura empreendedora.

Ainda segundo o Sebrae, esses pequenos empreendimentos representam mais de 98% do comércio de todo o país e são responsáveis por 60% dos postos de trabalho.

Pensando no crescimento do comercio que foca na cultura e no público regional, o F5 News fez uma curadoria de três lojas aracajuanas que apostam nesta proposta.

Ruas de Ará

Um exemplo de loja com temática regional é a “Ruas de Ará”, que comercializa camisetas inspiradas em dizeres e locais de Sergipe. Os produtos são produzidos de forma 100% artesanal, desde a compra dos tecidos até o processo de estampagem, o que valoriza o trabalho de empreendedores locais.

 Criada pelos sócios Guilherme Amorin, Lara Gouvêia e Helder Prado, a Ruas de Ará tem como missão a valorização da cultura regional. “Nossa marca foi criada para te ajudar a achar a tua voz, aí dentro de você, que diz: sou sergipano, oxente, o que é que há?”, relatam.

Os pedidos são feitos online no site da loja. É possível selecionar o produto para entrega (que é feita por toda a região nacional) ou retirá-lo no ateliê da marca, localizado em Aracaju.

Doca

Outra loja que se apoia no comércio regional é o estabelecimento colaborativo “Doca”. Criada pelos irmãos Rafael e Vinicios Benevides, a Doca vem com a proposta ir na contramão do consumismo e produção desenfreados através do fortalecimento da cultura local e de pequenos produtores.

Nela, vários comerciantes locais expõem seus produtos – em sua maioria artesanais – que variam de vestimentas, cosméticos, comidas, bebidas, bolsas e artigos de papelaria.

O espaço – que tem uma decoração charmosa e convidativa – também funciona como centro cultural, onde são realizados eventos, mostras culturais e cursos de diferentes temáticas, como fotografia, culinária, moda e música.

Gambiarra

Inaugurada este ano no shopping Riomar, a loja colaborativa da Gambiarra surgiu a partir da feirinha da gambiarra – projeto que já está na sua 13° edição em Aracaju – e consiste em um espaço de exposição para empreendedores de setores criativos, que vão desde o artesanato até a gastronomia.

A loja surgiu a partir de um convite de duas expositoras da Feirinha e logo se concretizou. O espaço comporta um mix de várias marcas de pequenos empreendedores criativos. Estão expostas roupas novas e de um  brechó, artesanato, papelaria, joias e muito mais.

 Segundo uma das idealizadoras do projeto, Isabele Ribeiro, a ideia é trazer ao shopping a economia criativa e mostrar que há espaço para esse mercado. Ela ressalta que a loja é uma oportunidade para que pequenos empreendedores tenham seus trabalhos expostos no shopping, um lugar de alta movimentação, pagando um preço de aluguel menor.

 

*Estagiária sob a orientação do jornalista Will Rodriguez
Fotos: reprodução Redes Sociais das marcas 

 

 

 

 

Mais Notícias de Economia
Agência Sergipe
28/03/2024  16h29 Solicitações de seguro-desemprego em Sergipe reduziram 6,1% em fevereiro
Foram exatos 4.004 trabalhadores solicitando o beneficio durante o mês, segundo a FIES
Lua Marques
28/03/2024  14h25 Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
Recebem nesta quinta os beneficiários com Número de Inscrição Social de final 0
Agência Brasil
28/03/2024  10h13 Desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro
Taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre anterior, diz IBGE
Ascom/Emsurb
28/03/2024  07h32 Semana Santa: confira a média de preços dos pescados em Aracaju
Procon orienta sobre cuidados que o consumidor deve adotar na hora das compras
Pixabay
28/03/2024  07h22 Governo Federal prorroga Desenrola Brasil até 20 de maio
Medida provisória com a prorrogação deve ser publicada nesta quinta-feira (28)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado