Confira o que abre e fecha em Aracaju no feriado de Carnaval
Cotidiano 09/02/2018 05:50 - Atualizado em 10/02/2018 09:40

Por Saullo Hipolito*

É Carnaval e feriado prolongado, com isso, muitos serviços da capital sergipana sofrerão alterações. Fique atento aos horários e programe-se para não perder nada entre os dias 10 e 14 de fevereiro.

Centro Comercial de Aracaju

A Câmera de Diretores Lojistas (CDL) informa que as lojas do Centro Comercial de Aracaju funcionarão normalmente no sábado, de 8h às 13h, voltando a funcionar somente na quarta-feira de Cinzas às 12h. Na segunda-feira, o funcionamento do comércio é optativo, mas em função do brasileiro participar ativamente dos festejos de Momo e o centro ficar esvaziado, é costume os empresários não abrirem seus estabelecimentos comerciais.

Shoppings

Riomar

No sábado (10) e domingo (11) que antecede o Carnaval, o centro de compras opera normalmente. No dia 10, âncoras e megalojas abrem das 9h às 22h. Já as lojas e quiosques funcionam das 10h às 22h. No domingo, as praças de alimentação, restaurantes e operações de lazer abrem das 12h às 22h. As demais lojas operam das 14h às 20h. Na segunda e terça de Carnaval, dias 12 e 13, funcionam das 12 h às 22h, as praças de alimentação, o Ferreiro Grill, o parque eletrônico Game Station, Clube das Estrelinhas e todos os segmentos de lazer. As demais lojas vão estar fechadas. No período carnavalesco, Cinemark e o hipermercado GBarbosa vão obedecer aos horários estabelecidos pelas respectivas redes.  Na quarta-feira de Cinzas (14), o RioMar Shopping abre as portas com todas as lojas funcionando das 12 às 22h.

Jardins

O Shopping Jardins irá funcionar em horário especial nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro. No sábado (10) e domingo (11), o centro de compras localizado no bairro Jardins, em Aracaju (SE), abrirá normalmente. No dia 10, âncoras e megalojas funcionarão das 9h às 22h e demais lojas e quiosques, das 10h às 22h. No dia 11, as praças de alimentação, restaurantes e entretenimento funcionarão das 12h às 22h e demais lojas e quiosques, das 14h às 20h. Na segunda-feira (12) e terça-feira de Carnaval (13), as praças de alimentação Jardins e Arcos, os restaurantes Ferreiro, Senzai e Austrália, os parques Puppy Play, GameBox e o Clube das Estrelinhas abrirão das 12h às 22h. O Cinemark e o hipermercado G.Barbosa obedecerão aos horários de suas respectivas redes. Demais lojas e quiosques do centro de compras estarão fechadas. Na Quarta-feira de Cinzas (14), todo o shopping funcionará das 12h às 22h.

Prêmio

O shopping funcionará no sábado (10), das 10h às 22h, e no domingo (11), das 12h às 22h. Já nos dias 12 e 13 o Shopping estará fechado. O funcionamento será retomado na quarta-feira (14) ao meio-dia. Aproveitamos para informar que o Cinesercla, que funciona em horário próprio,  funcionará normalmente durante o período e com preços diferenciados. Do dia 08 ao dia 14 todos os clientes pagarão meia-entrada.

Museus

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) informa que o Museu Histórico de Sergipe, em São Cristovão, funcionará do sábado (10) à terça-feira (13) das 9h às 13h. Na quarta-feira (14), a unidade estará aberta das 10h às 16h. Já os Museus Afro Brasileiro (Laranjeiras), Arte Sacra (Laranjeiras) e Casa de Cultura João Ribeiro (Laranjeiras), funcionarão no sábado (10) e domingo (11) das 8h as 13h. Na terça-feira (13), abrirão as portas das 8h às 13h e na quarta-feira (14), funcionarão normalmente.

Vale ressaltar que na segunda-feira (12), todas essas unidades estarão fechadas, como acontece normalmente para limpeza e manutenção das unidades.

O Museu da Gente Sergipana funcionará no sábado e domingo das 10h às 15h. Na segunda e terça o museu estará fechado, com reabertura prevista para a quarta-feira de cinzas, das 12h às 16h.

Bibliotecas

A Biblioteca Pública Epifânio Dórea e a Biblioteca Pública Infantil estarão fechadas durante o carnaval.

Saúde

Hemose

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) funcionará em horários distintos nesse feriadão. No sábado (10), o centro funciona das 7h às 11h. Já no domingo, segunda e na terça-feira, não haverá expediente. Na quarta de cinzas, o Hemose funciona apenas a tarde, das 13h às 17h. O centro volta a funcionar normalmente a partir da quinta, 15.

Hospitais

De acordo com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), os hospitais estarão funcionando normalmente;

Ipesaúde

O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) funcionará normalmente, e a urgência odontológica funcionará de sexta a quarta-feira, das 7h às 19h.

Supermercados

A Associação Sergipana de Supermercados (Ases) informa que os supermercados vão atender os consumidores no período do carnaval. O horário de funcionamento das lojas é de responsabilidade de cada rede.

A abertura é decorrente de o Carnaval não ser feriado nacional. Nos estados e municípios em que a data não é feriado, como em Sergipe, o trabalho nesses dias é permitido, podendo o empregador optar por manter normalmente a atividade ou dispensar seus empregados do trabalho, sem prejuízo da remuneração.

GBarbosa

A assessoria de comunicação da rede de supermercados GBarbosa e o Mercantil Rodrigues informa que terão horários diferenciados durante o carnaval. Na segunda-feira (12), as lojas GBarbosa de Itabaiana, Hiper Centro, Santos Dumont, Eduardo Gomes, Atalaia e Santa Maria, fecharão às 19h. Também encerrarão às 19h as lojas do bairro América, Orlando Dantas, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Tobias Barreto, Nossa Senhora das Dores, Lagarto, João Alves, Boquim, Bugio e Itabaianinha. Já as lojas do Mercado, São José, Augusto Franco, Ponto Novo e Socorro fecharão às 18h.

Ainda na segunda, as lojas de Estância, Hiper Lagarto, do bairro Santo Antônio e o Hiper Lagarto encerram o atendimento às 20h. Hiper Sul, GBarbosa Jardins, Farolândia, Francisco Porto, Riomar e Luzia ficarão abertas até às 21h da segunda-feira (12), e na terça-feira (13), essas mesmas lojas funcionarão até às 18h, exceto o Hiper Luzia, que funcionará até às 15h.  No dia 13 estarão fechadas as lojas GBarbosa do Mercado, São José, bairro América, Itabaiana, Nossa Senhora das Dores, Super Lagarto e Boquim. Já as lojas do Atacado, Ponto Novo, Tobias Barreto, Estância, Itabaianinha e São Cristóvão, ficarão abertas até às 13h na terça.

Na terça de carnaval, o funcionamento das lojas Santos Dumont, Eduardo Gomes, Augusto Franco, João Alves, Santo Antônio, Bugio, Orlando Dantas, Hiper Lagarto, Barra dos Coqueiros, Santos Dumont, Eduardo Gomes e Augusto Franco, seguirá até às 14h. GBarbosa Desconto Hiper Norte e Socorro funcionarão até às 18h na terça (13).

Mercantil Rodrigues

O supermercado terá horário diferenciado no dia 13, pois abrirá às 7h e encerrará às 18h. Na quarta-feira de cinzas todas as lojas funcionarão no horário habitual.

Bancos

O Sindicato dos Bancários informa que a Febraban determinou que as instituições permaneçam fechadas de sábado (10), a terça-feira (13), voltando a funcionar na Quarta-feira de Cinzas (14), a partir das 12h. O cliente deve ficar atento às  datas de pagamento de suas faturas.

Detran

Estará fechado durante o feriado. O cidadão pode ter acesso aos serviços básicos do Detran, como serviços de veículo, habilitação e agendamentos, pelo site. O atendimento ao público retorna na quinta-feira (15), em horário normal;

Delegacias da capital

As duas delegacias plantonistas da cidade estarão funcionando normalmente no feriado. Vale lembrar que as duas delegacias funcionam na Zona Norte, na sede da 3ª delegacia, no bairro Santos Dumont, e na Zona Sul, na sede da 4ª delegacia, no conjunto Augusto Franco;

Correios

As agências próprias dos Correios em todo o estado funcionarão normalmente até esta sexta-feira (9), reabrindo ao público somente na Quarta-Feira de Cinzas (14), a partir do meio-dia. No sábado (10), somente a agência franqueada localizada no bairro Santo Antônio, em Aracaju, estará aberta, das 8 às 12h. Já na área operacional, responsável pela triagem e entrega de correspondências e encomendas, os trabalhos ocorrem sem alteração neste sábado (10) e também na quarta (9) pela manhã.

* Estagiário sob supervisão do jornalista Will Rodrigues.

Mais Notícias de Cotidiano
20/08/2018 18:35 Secretaria da Saúde apresenta balanço de imunização em Sergipe após Dia D
Maioria dos municípios, incluindo Aracaju, ainda não atingiu a meta da cobertura vacinal
20/08/2018 17:20 Cinco homens morrem durante confronto em operação da BPRp em Aracaju (SE)
A ação foi realizada em três bairros da capital: Cidade Nova, Santa Maria e Jardim Centenário
20/08/2018 16:50 Sete pet shops são autuados durante fiscalização do Procon de Aracaju
Três estabelecimentos foram autuados por venderem produtos fora da validade
20/08/2018 15:55 Começam hoje inscrições para bolsas remanescentes do ProUni
Ao todo serão ofertadas 106.252 bolsas que não foram preenchidas no processo de seleção regular
20/08/2018 15:15 TCE vê indícios de irregularidades em programa de desligamento voluntário da Deso
Além de irregularidades no relatório, foi observada a inexistência de parecer jurídico atestando a viabilidade ou não da medida