Causa de mal-estar de alunos em escola de Sergipe segue sob investigação
Suspeita é de infecção intestinal provocada por alimento ou água
Cotidiano| Por F5 News 14/05/2019 15:21 - Atualizado em 14/05/2019 20:55

Ainda não foi confirmada a causa do mal-estar que afetou estudantes, um professor e uma merendeira de uma escola da rede estadual de Sergipe no bairro 18 do Forte, zona norte de Aracaju (SE). Pelo menos 16 alunos do ensino médio tiveram sintomas de diarreia e vômito na última quinta-feira (9) no Centro de Excelência Maria Ivanda, antigo Marco Maciel.

O laudo que deve apontar o que causou os sintomas ainda não foi concluído. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), o prazo da análise das amostras colhidas nos alunos é de 10 a 20 dias. Assim que sair o resultado, a assessoria da Seduc informou que uma nota técnica deve ser emitida. 

A Vigilância Sanitária retornou à escola nesta terça-feira (14) para coletar novas amostras e apurar a suspeita de coliformes fecais na água que é fornecida na unidade.

Ao sentirem os sintomas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado  como medida preventiva e nutricionistas foram enviados à escola pelo Departamento de Alimentação Escolar. A suspeita é que os alunos tenham sofrido infecção intestinal provocada por algum alimento ou água consumida.

Os alunos relataram que o mal-estar teve início após o almoço do dia anterior e se agravou na quinta. Entre os sintomas, estavam dores abdominais e de cabeça, e náuseas. Segundo informou a Seduc, no local foi averiguado o prazo de validade dos produtos utilizados na alimentação e detectado que todos estavam dentro do período próprio para o consumo.

Ainda de acordo com a Seduc, das 18 pessoas que passaram mal, quatro não tinham consumido alimento na escola e que, em alguns dos casos, os sintomas iniciaram na quarta-feira. Os estudantes foram encaminhados a unidades de saúde e medicados.

A expectativa é que o resultado dos exames saia na próxima semana, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, que deve enviar nota sobre o caso ainda hoje (14).

Foto: Reprodução/TV Atalaia

 

Mais Notícias de Cotidiano
21/08/2019 06:52 Mulher suspeita de tráfico de drogas é presa em Itabaiana
A mulher estava com cerca de 6kg de maconha
20/08/2019 20:55 I Concerto da Advocacia acontece nesta quinta-feira na CAASE
Evento faz parte da programação alusiva ao mês da Advocacia
20/08/2019 19:28 Câmara concede título de cidadania aracajuana ao empresário Levi Oliveira
Natural de Pernambuco, diretor Operacional do Grupo Multserv, ele está em Sergipe há 15 anos
20/08/2019 18:45 Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unit prestará serviços do INSS
A partir de sexta, 23, o NAF fará agendamento para o atendimento das 8h às 11h30
20/08/2019 18:44 Almoço da Somese vai discutir o atendimento de crianças vítimas de abuso
Evento terá como palestrante a enfermeira Lourivânia Oliveira Melo Prado