Casal sergipano viaja pelo mundo de bicicleta e documenta a experiência | F5 News - Sergipe Atualizado

Casal sergipano viaja pelo mundo de bicicleta e documenta a experiência
Exposição “Entre Montanhas e Estrelas” revela em fotos as cores da Nova Zelândia
Cotidiano | Por Victória Valverde* 12/01/2019 08h00 - Atualizado em 14/01/2019 17h15


Muitos sonham em viajar. Conhecer terras e culturas distantes; sair da monotonia da rotina; respirar novos ares. Muitos sonham, mas, por uma gama de motivos que variam da questão financeira até a falta de planejamento, poucos realizam este feito.

Para o sergipano Felippe Santana, de 32 anos, a paixão por viagens começou em 2007, no curso de Arquitetura e Urbanismo, onde ele se especializou em mobilidade urbana. Após sua graduação, Felippe resolveu viajar pelo Brasil por um ano de bicicleta: foram cerca de sete mil quilômetros pedalados de Aracaju até a fronteira com a Venezuela.

Após essa experiência no país, o arquiteto, também fotógrafo, começou a sonhar em pedalar pelo mundo. Ao conhecer a turismóloga Mariana Correa, que nutria dentro de si os mesmos sonhos, tudo se alinhou. Juntos, os dois já estão há pouco mais de 15 meses viajando mundo afora de bicicleta, somando mais de 13.000Km. No momento estão percorrendo o Sudeste Asiático e em seguida irão para a Índia e Nepal.

O casal compartilha sua aventura através das mídias sociais (@PedaispeloMundo) e pelo seu site. Dessa aventura, nasceu a exposição fotográfica “Entre Montanhas e Estrelas”, composta de um acervo de 20 fotografias FineArt da Nova Zelândia, de autoria de Felippe. FineArt é um tipo de impressão em alta qualidade que preserva todos os detalhes da imagem. 

As fotografias da exposição ilustram a exuberante natureza do país, com suas florestas, rios, lagos de degelo e céus estrelados. As fotos FineArt estarão disponíveis para venda e possuem certificado de autenticidade e exclusividade do autor.

A exposição acontecerá na Galeria M Depósito de Arte, na Rua José Ramos da Silva, 317, bairro 13 de Julho, em Aracaju, a partir do próximo dia 24.

Pedais pelo mundo

Segundo Felippe, planejar uma viagem longa dá trabalho e exige muita organização prévia, mas, para ele, o sonho sempre foi maior do que os obstáculos que apareciam no caminho.

Para calcular o custo, Felippe partiu da experiência média de outros ciclistas, que é de 10 dólares por dia. Uma das vantagens de viajar de bicicleta é justamente o baixo custo, já que gastos com transporte obviamente são irrisórios.

A economia se observa também no quesito acomodações, já que Felippe e Mariana, além de acampar na sua barraca, também contam com a solidariedade das pessoas que encontram no caminho. Para o casal, um dos maiores aprendizados da viagem foi perceber que existe muito mais amor no mundo do que se imagina.

Choque cultural

Viajar é dar de cara com novas culturas e costumes. Sendo assim, o choque cultural é inevitável. Para Felippe, o maior contraste da viagem até agora foi na Indonésia.

“Somos bombardeados por fotos de lugares paradisíacos de lá e geralmente são em ilhas afastadas e mais caras de acessar. Nós pedalamos Bali, Java e Sumatra, as maiores ilhas do país, e vivemos intensamente o Islã, que é uma religião muito distante da nossa realidade cristã. Foi também o país de hospitalidade mais forte, e está diretamente relacionado à religião”, relata o ciclista.

Ainda segundo Felippe, existe no oriente uma grande conexão com a natureza, o que inspirou muito o casal.

“As pessoas gostam de atividades ao ar livre, de acampar e fazer trilhas, costumes que, no Brasil, são cultivados somente por uma parcela pequena da população. Isso faz com que a natureza esteja muito mais próxima das pessoas e consequentemente elas possuem uma maior preocupação com a sua preservação”, comenta Felippe. 

 

*Estagiária sob a orientação da jornalista Monica Pinto.

Mais Notícias de Cotidiano
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
Além da arma, o policial também teve dinheiro e cartões subtraídos
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Foi recuperado após ela fazer críticas à corporação em suas redes sociais
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju
Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju é umas das opções
Assessoria de Comunicação
19/04/2024  12h04 Fanese realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário
Ação acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril auxiliando com declaração do IR

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado