Campanha alerta sobre doenças inflamatórias intestinais em Aracaju
Médicos fazem orientações em shopping em alusão ao Maio Roxo 
Cotidiano| Por F5 News 25/05/2019 13:36 - Atualizado em 25/05/2019 14:23

Mais do que estar atento aos sintomas, se prevenir é o melhor remédio para que a saúde e qualidade de vida não sejam afetadas. Pensando nisso, campanhas são realizadas todos os anos para alertar à população sobre vários tipos de doenças.

Este mês, o Maio Roxo,  alerta para a conscientização das doenças inflamatórias intestinais e câncer do sistema digestivo. A Organização Mundial de Gastroenterologia aponta que mais de 20% da população global sofre de algum tipo de problema intestinal, mas a grande maioria, 90%, não procura orientação de um especialista.

Em Aracaju, neste sábado (25), das 14 às 18h, o shopping RioMar,  em parceria com a Sociedade de Gastroenterologia de Sergipe, realiza uma campanha educativa sobre essas doenças, em alusão ao Maio Roxo.

Médicos especialistas e e equipe multiprofissional de saúde promovem um dia de orientações sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento das doenças inflamatórias intestinais. Durante o evento, o público poderá tirar dúvidas sobre doenças digestivas.

Além disso, serão realizadas coletas de sangue gratuitas, para detecção da bactéria do estômago, H. Pylori, e testes rápidos para hepatite. A ação acontece no primeiro piso do RioMar Shopping, em frente à loja Leader.

Sintomas 

As doenças inflamatórias intestinais são crônicas e ocorrem quando os intestinos inflamam em intensidades variadas. Segundo especialistas, as principais são Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa e Colites Indeterminadas.

Entre os sintomas, podem ocorrer nas forma mais leves,  dores abdominais e alteração do hábito intestinal como diarreia ou constipação; ou nas mais graves, dores intensas, sangramentos retais, perda de peso repentina, cansaço ou fraqueza, aftas etc.

*Com informações da assessoria de imprensa 

Mais Notícias de Cotidiano
17/06/2019 20:11 Veado Catingueiro é vítima de caça ilegal no Agreste de Sergipe
Animal foi resgatado pela Adema, mas não resistiu
17/06/2019 15:08 SMTT promove ações educativas com foco nos festejos juninos
Órgão alerta para o perigo da mistura de bebida alcoólica e direção
17/06/2019 13:55 Homem é encontrado morto no bairro Coroa do Meio, em Aracaju
Polícia ainda não tem pistas sobre a autoria e motivação do crime
17/06/2019 13:06 Chuvas devolvem capacidade operacional de perímetros irrigados de Itabaiana
Estado quer racionalizar consumo de água e reduzir impacto dos períodos de estiagem
17/06/2019 12:21 Fundat divulga vagas de emprego em Aracaju; confira