Após inspeção, Cirurgia tem 15 dias para fazer adequações | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Após inspeção, Cirurgia tem 15 dias para fazer adequações
Desde o ano de 2015, o Hospital está sem licença para funcionamento
Cotidiano 16/05/2018 09h12


A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, nesta terça-feira (15), uma nova inspeção ao Hospital Cirurgia. A vistoria, que contou com a presença do Ministério Público, abrangeu uma completa verificação de itens relacionados a protocolos, práticas, instalações, equipamentos, indicadores de Saúde e, principalmente, a identificação de situações de risco à saúde pública. Entre as dependências do hospital que tiveram maiores problemas em relação aos itens listados, está o Centro Material de Esterilização (CME).

De acordo com a secretária da SMS, Waneska Barboza, no dia 12 de abril foi realizada uma inspeção, onde foram encontradas irregularidades e dado 15 dias para que os problemas fossem sanados. Porém, após esse prazo, nada foi feito.

"O principal problema é na parte estrutural, com danificações no CME, infiltrações, fissuras em paredes, mofos e no processo do trabalho. Hoje fizemos outra visita de inspeção no Hospital Cirurgia, com a nossa equipe técnica e o Ministério Público, e vimos que os problemas não foram resolvidos. Estas medidas precisam ser tomadas para garantir a segurança dos usuários e pacientes que circulam no hospital", explicou.

Segundo a Coordenadora de Vigilância Sanitária e Ambiental (Covisa) da SMS, Graça Barros, há ainda outro problema: o hospital está sem alvará. "Desde o ano de 2015, o Hospital Cirurgia está sem alvará, que é a licença para o funcionamento, pois os dirigentes não conseguem se adequar plenamente. Sempre pedimos que o mínimo seja feito, como os processos de trabalho, porém o grande problema é mesmo no CME, que continua funcionando de uma forma muito crítica, colocando os pacientes que fazem o uso destas matérias em risco de contaminação", falou.

Para o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Francisco Lima Júnior, que participou da visita junto à SMS, as inadequações podem gerar até mesmo uma interdição do CME.

"Por conta da gravidade da situação, nós estamos aqui, na condição de espectador, pois a autoridade sanitária é a Vigilância Municipal de Saúde, que fez outra vistoria hoje, e ainda encontraram impropriedades. A SMS entendeu e concedeu o prazo de mais 15 dias para adequações. Agora vamos aguardar o prazo estabelecido, depois receberemos o novo relatório da Vigilância Sanitária. Mas, na verdade a própria Vigilância Sanitária da SMS, é que tem o poder de polícia para interditar o CME, se continuar com estas inadequações. O Ministério Público só atua de modo a garantir que a Vigilância cumpra o seu papel e que a assistência seja mantida", ponderou o promotor.

 

Fonte: Agência Aracaju

Mais Notícias de Cotidiano
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju
Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju é umas das opções
Assessoria de Comunicação
19/04/2024  12h04 Fanese realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário
Ação acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril auxiliando com declaração do IR
Divulgação SSP
19/04/2024  11h33 Comerciante é preso por receptação qualificada de cigarros
Foram apreendidas 500 carteiras de cigarros que seriam comercializadas 
Michel de Oliveira/PMA
19/04/2024  11h09 Prefeitura investe R$500 milhões no pacote de obras estruturantes
Mais de 20 projetos e infraestrutura e mobilidade em várias regiões
Divulgação SSP
19/04/2024  09h48 Polícia elucida homicídio praticado no Conjunto Jardim, em Socorro
Crime aconteceu no início do mês de abril. Investigado foi detido e confessou os crimes

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado