Alunos da rede estadual passam mal após refeição em escola de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Alunos da rede estadual passam mal após refeição em escola de Aracaju
Seduc afirma que todos os alimentos estavam dentro do prazo de validade
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 09/05/2019 12h00 - Atualizado em 09/05/2019 16h01


Alunos do Centro de Excelência Maria Ivanda, antigo Marco Maciel, no bairro 18 do Forte, na zona Norte de Aracaju (SE), passaram mal na manhã desta quinta-feira (9) dentro da unidade de ensino. A suspeita é que os alunos tenham sofrido infecção intestinal provocada por algum alimento consumido.

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) confirmou o caso. "O Departamento de Alimentação Escolar enviou nutricionistas para a unidade, a fim de resguardar a integridade dos alunos, professores e servidores. Como medida preventiva, foram acionados o Samu e a rede hospitalar de saúde, para dar toda assistência de imediata aos alunos", afirmou a pasta.

No local foi averiguado o prazo de validade dos produtos utilizados na alimentação e detectado que todos estavam dentro do período próprio para o consumo. Em relação aos estudantes, a assessoria da Seduc informou que eles passam bem após o susto e já estão sendo medicados em um hospital da cidade (ainda não se tem informações sobre a unidade de saúde). A informação do Serviço Atendimento Móvel de Urgência é de que os alunos apresentaram sintomas de vômito e diarreia.

O Centro de Excelência conta atualmente com cerca de 400 alunos. A Vigilância Sanitária do Município de Aracaju também foi acionada para identificar o que teria ocorrido. As aulas da unidade escolar foram suspensas, mas retornarão nesta sexta-feira, 10.

Confira a nota na íntegra:

Nota retificada - Centro de Excelência Maria Ivanda

O Governo de Sergipe informa que a direção do Centro de Excelência Maria Ivanda Nascimento Carvalho acionou o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por volta das 8h30 desta quinta-feira, 9, por observar que alunos da instituição estavam com sintomas parecidos de mal-estar. Uma ambulância de suporte avançado, seis de suporte básico e duas motos chegaram de imediato ao colégio, bem como nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar da Seduc, a fim de que todas as medidas emergências fossem tomadas pela Saúde e pela Educação. 

Constatou-se que 16 alunos estavam com sintomas parecidos, bem como um professor e uma merendeira. Foram constatados que desses 18, quatro não consumiram nenhum tipo de alimento na escola e que os sintomas em alguns dos casos iniciaram na quarta-feira, 8. 

Como os casos são de baixa complexidade, todos foram encaminhados para as unidades básicas de saúde de Aracaju, que continuam fazendo o acompanhamento dos adolescentes e dos profissionais.

Para que traga tranquilidade à comunidade escolar e geral, as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica do Estado estiveram no local, acionaram as vigilâncias do município de Aracaju, que por sua vez realizou a coleta de amostras da água e dos alimentos da unidade de ensino e encaminhará para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). Caberá ao município o acompanhamento dos próximos passos para a investigação sobre o que ocasionou o mal-estar. As aulas da unidade escolar foram suspensas, mas retornarão nesta sexta-feira, 10.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
Vítima diz que caso ocorreu em 27 de janeiro, após bloco
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
Além da arma, o policial também teve dinheiro e cartões subtraídos
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Foi recuperado após ela fazer críticas à corporação em suas redes sociais
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju
Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju é umas das opções

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado