Adema realiza visita técnica em Aterro da Estre em Rosário do Catete | F5 News - Sergipe Atualizado

Adema realiza visita técnica em Aterro da Estre em Rosário do Catete
Iniciativa faz parte da primeira etapa do Plano de Educação Ambiental do Instituto Estre
Cotidiano 20/08/2019 14h40 - Atualizado em 20/08/2019 16h11


Fiscais da Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe - ADEMA participaram de uma visita ao Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR Sergipe) em Rosário do Catete. A iniciativa faz parte da primeira etapa do Plano de Educação Ambiental do Instituto Estre, previsto no Termo de Acordo entre Estre Ambiental e a ADEMA, intitulada 'Oficina sobre consumo e resíduos para equipe técnica da ADEMA'. 

A oficina contou com a participação de 11 pessoas da equipe de fiscalização ambiental da ADEMA e foi iniciada com as boas vindas pelo Instituto Estre, seguido de uma apresentação ministrada pelos colaboradores da Estre, Alisson Menezes, coordenador operacional, e Lyslie Ribeiro, analista ambiental. "Foi possível mostrar a diferença que existe entre aterro sanitário e lixão, toda a engenharia e a técnica envolvidas na operação, e o método construtivo de um aterro do porte do nosso CGR Sergipe. Também tratamos da Politica Nacional de Resíduos Sólidos e do panorama atual do status de sua implementação em Sergipe. Visitas como esta são importantes porque facilitam a troca de conhecimento com os fiscais do órgão ambiental e mostra a transparência que a Estre tem em suas ações", avalia Alisson Menezes.

Após a apresentação, a equipe participou de um "tour" pelo aterro sanitário, observando diferentes tecnologias utilizadas na operação, como proteção do solo e do lençol freático, captação de chorume, controle de emissões gasosas, área de reserva legal, compactação dos resíduos, e estruturação dos taludes. O grupo conheceu ainda a maquete pedagógica do Instituto sobre o ciclo do lixo e aterro sanitário, debatendo as problemáticas e os impactos sociais, ambientais e econômicos causados pelo descarte e gestão inadequada de resíduos. "Na apresentação foram trazidas diversas informações sobre o histórico do CGR Sergipe e dados e indicadores de monitoramento das condicionantes de licenças ambientais", acrescenta Bruno Villaça, assistente de Projetos do Instituto Estre.

A próxima etapa do Plano de Educação Ambiental será a realização de oficinas pedagógicas do programa 'Cadê o lixo que estava aqui?', do Instituto Estre, com turmas escolares de áreas do entorno de unidades de conservação de Sergipe. A previsão é que as oficinas sejam iniciadas ainda em agosto.

Fonte: Assessoria de comunicação

Mais Notícias de Cotidiano
Assessoria de Comunicação
19/04/2024  12h04 Fanese realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário
Ação acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril auxiliando com declaração do IR
Divulgação SSP
19/04/2024  11h33 Comerciante é preso por receptação qualificada de cigarros
Foram apreendidas 500 carteiras de cigarros que seriam comercializadas 
Michel de Oliveira/PMA
19/04/2024  11h09 Prefeitura investe R$500 milhões no pacote de obras estruturantes
Mais de 20 projetos e infraestrutura e mobilidade em várias regiões
Divulgação SSP
19/04/2024  09h48 Polícia elucida homicídio praticado no Conjunto Jardim, em Socorro
Crime aconteceu no início do mês de abril. Investigado foi detido e confessou os crimes
Assessoria Correios
19/04/2024  09h32 Prazo para solicitar auxílio por incapacidade temporária termina nesta sexta (19)
Cinco unidades de atendimento da estatal estão habilitadas para dar entrada no benefício

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado