RenovaBR pretende reunir mais de mil alunos em ações sociais | F5 News - Sergipe Atualizado

RenovaBR pretende reunir mais de mil alunos em ações sociais
Cerca de 445 cidades de todos os estados brasileiros participarão do evento
Brasil e Mundo 03/10/2019 11h40 - Atualizado em 03/10/2019 11h47


Praças, parques, creches, quadras esportivas e outros equipamentos públicos em mau estado serão renovados em todo o Brasil no próximo sábado, dia 5 de outubro. O exercício coletivo é parte do curso RenovaBR Cidades, que prepara 1,4 mil alunos – cidadãos comuns, com diferentes profissões, origens e ideologias – para disputar as eleições de 2020.

Todas as regiões do Brasil serão contempladas, o que inclui as 26 capitais, regiões metropolitanas e cidades de interior.
As atividades propostas pelos alunos passam por áreas como educação, saúde, meio ambiente, transporte, inclusão e tecnologia.

O objetivo é impactar positivamente as cidades e testar a capacidade de mobilização dos alunos do RenovaBR, que pretendem entrar para política no próximo ano.

Renovação da sala de Leitura

Na capital sergipana, o aluno Rafael Melo, vai reconstruir uma sala de leitura do da Escolinha do Leão da Atalaia. O local atende 80 crianças e é mantido pela ONG Lions Clube Aracaju Atalaia. O projeto que tem a intenção despertar o gosto pela leitura e o hábito de ler, bem como demostrar para poder público que ações de baixo custo podem ter um grande impacto.

A sala estava em desuso, apresenta problemas estruturais no telhado e nas paredes, a pintura está deteriorada e faltam livros e equipamentos. Rafael arrecadou R$ 3 mil em uma vaquinha online para reformar a sala e contou com ajuda de familiars e voluntários que estão se revezando para concluir as obras.

“Investir na primeira infância é benéfico para o presente e para o futuro, não adianta só reclamar, pra mudar os problemas sociais é preciso participar da política e colocar a mão na massa. Além disso, poderemos concretizar o sonho do CL Aloísio Virginio da Cruz, que faleceu em 2015, antes de reformular e a sala para as crianças”, destacou Rafael, aluno de 34 anos. 

Diversidade política

As 1,4 mil ações vão acontecer simultaneamente e serão realizadas por alunos do RenovaBR com os mais diferentes perfis políticos. Isso porque os matriculados pertencem a 30 partidos e outros 40% deles nem sequer escolheram a legenda para concorrer às eleições municipais de 2020.

Para o fundador do RenovaBR, Eduardo Mufarej, o projeto é uma oportunidade para os alunos, e futuros candidatos, mostrarem que podem transformar a vida da população através de pequenas ações. “Quem pretende ocupar um cargo político precisa provar que está comprometido com a população e com as cidades onde vivem. E, mais do que isso, esses futuros políticos necessitam comprovar que conseguem mobilizar as pessoas que estão próximas, transformar seus bairros e, mesmo em uma escala ainda pequena, mudar para melhor a realidade da população.”, destacou.

O Renovar o Brasil faz parte do RenovaBR Cidades – curso de qualificação política que tem quatro meses de duração. As aulas online começaram em agosto deste ano e vão até o mês de dezembro.

Todas as ações (locais e descrições das atividades) estão disponíveis no site renovabr.org. Os alunos farão a cobertura dos bastidores das atividades (antes e depois – parte delas já disponível) em suas redes sociais através da #RenovarOBrasil.

Renovar o Brasil

• Dia 05/10 – a um ano das eleições municipais de 2020

• 1,4 mil alunos envolvidos nas atividades simultaneamente

• 445 cidades brasileiras

• Todas as capitais

• Envolvimento da população local

• Milhares de pessoas impactadas

• Diversidade política, com alunos de 30 partidos diferentes

Sobre o RenovaBR

O RenovaBR existe para ajudar gente honesta e competente a entrar na política. O instituto seleciona e prepara pessoas do Brasil inteiro para renovar quadros e, sobretudo, práticas da política brasileira. Não importam partido e posicionamento. A prioridade do RenovaBR é capacitar pessoas dispostas a dialogar e que tenham comprometimento ético.

O RenovaBR foi fundado em outubro de 2017 e formou 133 lideranças políticas. Desse total, 17 foram eleitas em 2018. Na ocasião, os integrantes do RenovaBR receberam mais de 4,5 milhões de votos.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Reprodução
18/04/2024  15h58 Justiça mantém prisão de mulher que levou o cadáver do tio ao banco
Érika de Souza Vieira Nunes foi presa, suspeita de tentar sacar um empréstimo
Reprodução Metrópoles
18/04/2024  10h12 Laudo do IML indica que homem levado à agência no RJ estava desnutrido
Peritos aguardam resultado de exame toxicológico, mas laudo já indica causa da morte
AGLIBERTO LIMA/ESTADÃO CONTEÚDO/2002
17/04/2024  11h18 Leia, na íntegra, carta que Daniel Cravinhos enviou a irmão de Suzane
Condenado pelo assassinato dos pais de Andreas, Daniel Cravinhos tentou contato com o irmão de Suzane por meio de uma carta
Fernando Frazão / Agência Brasil
17/04/2024  07h55 Justiça reconduz presidente do Conselho de Administração da Petrobras
Decisão é do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo
reprodução/redes sociais
16/04/2024  21h16 Mulher leva cadáver para sacar R$ 17 mil em banco no Rio de Janeiro
Funcionários do banco suspeitaram de ação e chamaram a polícia. Homem tinha 68 anos e seria tio da mulher

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado