Incêndio atinge Catedral de Notre-Dame em Paris
Catedral é uma das mais importantes e famosas de Paris, dedicada a Santa Maria
Brasil e Mundo| Por Agência Brasil 15/04/2019 14:45 - Atualizado em 15/04/2019 18:53

Um incêndio atinge desde o início da tarde de hoje (15) a Catedral de Notre-Dame, no centro de Paris. A fumaça pode ser vista do topo do patrimônio considerado uma referência histórica da capital francesa.

A prefeita da cidade, Anne Hidalgo, usou sua conta pessoal no Twitter para lamentar o “terrível” acidente em curso e exaltar o trabalho dos bombeiros que estão no local tentando combater as chamas. “Estamos mobilizados no local em estreita ligação com o @dioceseParis. Peço a todos respeito ao perímetro de segurança”, destacou a prefeita.

As forças de segurança de Paris estão mobilizadas para debelar o fogo que atinge a Catedral de Notre-Dame, uma das igrejas mais antigas da França.

Segundo o Ministério do Interior da França, não há, até o momento, informações sobre feridos em decorrência do incêndio.

A polícia parisiense isolou a área e orientou os moradores a evitarem o local. O Corpo de Bombeiros montou uma equipe, formada por 400 soldados, para neutralizar o fogo na torre central e em parte da estrutura da catedral.

Notre-Dame é uma das mais importantes e famosas catedrais de Paris, dedicada a Santa Maria, mãe de Jesus Cristo. Ela foi construída entre 1160 e 1345, em estilo gótico, é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade. Ao longo dos anos, a catedral foi palco de cerimônias celtas e romanas, além de ter inspirado o romance conhecido como O Corcunda de Notre-Dame, do escritor francês Victor Hugo, publicado em 1831. Anualmente, ela recebe cerca de 13 milhões de visitantes. 

Reações

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou o incêndio na Catedral de Notre-Dame. “Tão horrível ver o enorme incêndio na Catedral de Notre Dame em Paris. Talvez os tanques de água que voam pudessem ser usados para apagá-lo. Deve haver uma ação rapidamente", disse Trump na sua conta pessoal no Twitter.

O presidente Jair Bolsonaro lamentou o incêndio. Ele usou sua conta pessoal no Twitter para expressar seu pesar pelo ocorrido, que classificou como terrível. "Em nome dos brasileiros, manifesto profundo pesar pelo terrível incêndio que assola um dos maiores símbolos da cultura e da espiritualidade cristã e ocidental, a catedral de Notre-Dame, em Paris. Neste momento sombrio, as nossas orações estão com o povo francês", escreveu.  

Em mensagem assinada pelo diretor interino da Sala de Imprensa do Vaticano, Alessandro Gisotti, Santa Sé expressou solidariedade aos católicos e a população francesa ao saber do incêndio que atinge a Catedral de Notre-Dame,em Paris.

"A Santa Sé recebeu com choque e tristeza a notícia do terrível incêndio que devasta a Catedral de Notre-Dame, símbolo da cristandade na França e no mundo, afirmou o joranalista Alessandro Gisotti.

"Manifestamos solidariedade aos católicos franceses e à população parisiense e dirigimos nossas preces aos bombeiros e a todos os que estão fazendo o possível para enfrentar esta situação dramática", conclui o jormalista.

Arcebispo pede orações

Em sua conta no Twitter, o arcebispo de Paris, dom Michel Aupetit, dirigindo-se a todos os sacerdotes da capital francesa, pediu que se tocassem os sinos das igrejas para convidar os fiéis à oração.

"Os bombeiros ainda estão lutando para salvar as torres da Notre-Dame de Paris. O quadro, o telhado e o pináculo são consumidos. Oremos. Se desejarem, vocês podem tocar os sinos de suas igrejas para convidar à oração", diz a mensagem do arcebispo.

 

*Texto Ampliado às 18h45

Mais Notícias de Brasil e Mundo
23/04/2019 14:00 Novo Código de Ética Médica entra em vigor na próxima terça-feira
Norma mantém autonomia do paciente, mas não regula telemedicina
23/04/2019 09:03 Ministério da Cidadania anuncia novas regras para a Lei Rouanet
A legislação vai passar a se chamar Lei de Incentivo à Cultura, informa Governo
22/04/2019 18:16 PRF registra queda de 50% no número de mortes durante feriado
Nos quatro dias, duas pessoas morreram nas rodovias federais
22/04/2019 16:55 AGU é contra arquivamento de inquérito do STF sobre fake news
Não há indícios de que STF pretenda abrir ação penal por conta própria, argumenta
22/04/2019 16:30 Alunos que tiveram a isenção no Enem negada podem entrar com recurso
O resultado do recurso será divulgado também pela internet, a partir de 2 de maio