Hospital privado começa a fazer cirurgias utilizando robótica em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Hospital privado começa a fazer cirurgias utilizando robótica em Sergipe
No final de semana, seis cirurgias bariátricas foram realizadas por três médicos
Brasil e Mundo | Por Saullo Hipolito 10/10/2019 12h30 - Atualizado em 10/10/2019 20h15


O Hospital São Lucas, em Aracaju (SE), inaugurou o sistema de cirurgia robótica mais moderno do país, segundo informa, e pioneiro no estado. Durante o final de semana já foram realizadas seis cirurgias com o auxílio do equipamento, que garante maior precisão ao trabalho dos cirurgiões, sendo menos invasiva, e uma recuperação mais rápida, com menor tempo de hospitalização para os pacientes.

Conforme a casa de saúde privada, essa aquisição possibilita um avanço para toda a sociedade e propõe mais uma opção de realização cirúrgica para a população sergipana. O diretor geral do hospital, Paulo Barreto, explica que nem toda cirurgia será executada por meio da robótica, cada caso será avaliado pelos médicos da unidade, para entender a necessidade ou não de realizar o procedimento.

"É um investimento grandioso para obtenção do robô DaVinci Si, até porque é um equipamento trazido dos Estados Unidos, mas ressalto que o mais importante é a capacitação da equipe e realizamos essa preparação de maneira cuidadosa, selecionando bem as pessoas, que foram certificadas pelos fabricantes do robô", afirmou Paulo Barreto.

São duas novidades em tecnologia: a pinça selante robótica e o sistema FireFly Fluorescence (o Da Vinci é o único sistema robótico no país a contar com esses recursos). A primeira tem maior capacidade de controlar e coagular vasos sanguíneos maiores, prevenindo, de forma mais eficiente, possíveis hemorragias durante a operação. Já a segunda tecnologia identifica de forma precisa, por meio de uma luz fluorescente, estruturas como tumores em órgãos sólidos e áreas mais vascularizadas.

Segundo a enfermeira e coodenadora do programa de cirurgia robótica, Andrezza Lima, esse é um sonho antigo do hospital, que foi conquistado com muita luta e é comemorado pelos profissionais da casa.

"Sergipe entra no rol de um seleto grupo de capitais que tem a possibilidade de executar esse tipo de cirurgia. No mundo inteiro apenas 2% das cirurgias são realizadas por via robótica, isso já demonstra o tamanho da importância desse feito em Sergipe", afirmou o médico-cirurgião Raul Andrade, especialista em aparelho digestivo.

Cirurgias pioneiras

Entre sábado (5) e domingo (6), foram realizadas com sucesso seis cirurgias bariátricas (4 bypass e 2 sleeve), com três médicos que revesaram os procedimentos cirúrgicos, conforme informado pela assessoria do hospital.

Primeiro médico a utilizar o equipamento, o médico-cirurgião especialista em aparelho digestivo Fábio Almeida afirma que toda inovação gera um tipo de benefício para a sociedade. "A cirurgia robótica é um procedimento natural no que chamamos de cirurgia minimamente invasiva, aumentando o que é principal para o paciente: a segurança e a recuperação".

A nova tecnologia implantada permite que os médicos executem movimentos mais precisos no decorrer das cirurgias, tendo mais domínio da situação, criando menos lesões e sangramentos nos pacientes.

Urologia

Um dos principais procedimentos médicos realizados com o Da Vinci Si está na área das cirurgias urológicas, principalmente as oncológicas, como as de rim e de próstata. "Em relação ao câncer de próstata, ele acrescenta uma recuperação mais precoce da incontinência urinária e da potência sexual, mas, em relação à cura do câncer, o procedimento não oferece diferença", afirmou o médico urologista Ricardo Bragança.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
AGLIBERTO LIMA/ESTADÃO CONTEÚDO/2002
17/04/2024  11h18 Leia, na íntegra, carta que Daniel Cravinhos enviou a irmão de Suzane
Condenado pelo assassinato dos pais de Andreas, Daniel Cravinhos tentou contato com o irmão de Suzane por meio de uma carta
Fernando Frazão / Agência Brasil
17/04/2024  07h55 Justiça reconduz presidente do Conselho de Administração da Petrobras
Decisão é do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo
reprodução/redes sociais
16/04/2024  21h16 Mulher leva cadáver para sacar R$ 17 mil em banco no Rio de Janeiro
Funcionários do banco suspeitaram de ação e chamaram a polícia. Homem tinha 68 anos e seria tio da mulher
Maioria do CNJ derruba decisão que afastou juíza Gabriela Hardt
16/04/2024  21h14 Maioria do CNJ derruba decisão que afastou juíza Gabriela Hardt
Atualmente, magistrada atua na 23ª Vara Federal em Curitiba
stf
16/04/2024  20h07 Moraes autoriza depoimentos de representantes do X no Brasil
Pedido foi feito pela Procuradoria Geral da República

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado