Governo pretende incentivar startups para dessalinização no Brasil | F5 News - Sergipe Atualizado

Governo pretende incentivar startups para dessalinização no Brasil
Marcos Pontes explica na TV Brasil acordo de salvaguardas com EUA
Brasil e Mundo | Por Agência Brasil 17/07/2019 08h09 - Atualizado em 17/07/2019 08h52


O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) quer incentivar o desenvolvimento de startups para a produção de tecnologias para irrigação, distribuição e reuso de água, inclusive dessalinizada.

A experiência vai ocorrer no já inaugurado Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba.

“O centro terá incubadora, escritório de gerenciamento de projetos, escritório de gestão, fundos [de financiamento] e patentes”, explicou o ministro Marcos Pontes durante a gravação do programa Brasil em Pauta da TV Brasil.

De acordo com Pontes, é propósito do centro ir além do desenvolvimento tecnológico. As experiências deverão ser comercializadas. “O Brasil para no nível de protótipo” comenta. “Após as especializações, mestrados e doutorados, ficam aqueles protótipos e ideias excelentes que nunca chegam ao mercado. Agora, eles vão chegar”, prometeu o ministro durante o programa.

A pedido de um telespectador, Marco Pontes também explicou o acordo de salvaguardas tecnológicas (AST) com os Estados Unidos para permitir o uso comercial do centro de lançamento de Alcântara, no Maranhão. O termo foi assinado em março durante a viagem do presidente Jair Bolsonaro a Washington. A permissão depende de aprovação pelo Congresso Nacional.

Segundo Pontes, a ideia do Brasil é viabilizar a base para lançamentos de foguetes de médio porte para transporte de pequenos satélites, mais leves. “Foguetes que levam satélites menores são o futuro. Grandes satélites, de 5 toneladas, podem ser substituídos por uma constelação de satélites”, assinalou.

O dinheiro captado com o aluguel da base de Alcântara será utilizado para financiamento do programa espacial brasileiro e para beneficiar comunidades quilombolas que moram nos arredores da base.

Conforme o ministro, o acordo assinado não implica em ampliação da área da qual o Brasil manterá o controle de acesso pelos brasileiros. Segundo ele, o acordo será feito com outros países, mas a primeira assinatura com os Estados Unidos é estratégica pois os americanos detêm 80% das tecnologias usadas em lançamento de foguetes.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Agência Brasil
16/04/2024  11h28 Polícia Federal deflagra 26ª fase da Operação Lesa Pátria
Foram cumpridos 18 mandados judiciais de busca e apreensão em 8 Estados
Pixabay
16/04/2024  07h16 INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade
Benefício é acessado de forma gratuita através de site ou aplicativo do INSS
Pixabay/Ilustração
15/04/2024  18h20 Veja dicas para acertar relógio interno do corpo e melhorar a saúde
Os ritmos biológicos podem ser de três tipos, dependendo de sua duração
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
15/04/2024  10h22 Enem: prazo para solicitar isenção da taxa começa nesta segunda-feira (15)
Prazo segue até o dia 26. Interessados devem fazer o pedido na Página do Participante
Divulgação
14/04/2024  19h40 FAB diz estar de prontidão para resgatar brasileiros no Oriente Médio
Desde outubro, 13 voos de resgate foram realizados na região

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado