Físico britânico Stephen Hawking morre aos 76 anos
Brasil e Mundo 14/03/2018 07:56

O famoso físico britânico Stephen Hawking, um dos maiores cientistas do mundo, morreu nesta quarta-feira (14), aos 76 anos, confirmou a família em um comunicado. A informação é da Agência EFE.

Na declaração, os filhos Lucy, Robert e Tim relataram que ele morreu em sua casa em Cambridge, no Reino Unido, nas primeiras horas de hoje. "Estamos profundamente tristes pelo fato de o nosso amado pai ter morrido hoje", afirmam os familiares, lembrando que ele foi "um cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado perdurarão por muitos anos".

Os filhos destacam que "sua coragem e persistência, com seu brilho e humor, inspiraram pessoas em todo o mundo".

"Ele disse uma vez que este não seria um grande universo se não fosse o lar das pessoas que você ama", comentaram, ressaltando que vão sentir falta dele "para sempre".

Hawking foi um físico teórico, astrofísico, cosmólogo e divulgador, que sofria de uma doença vinculada à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

A doença foi se agravando com o passar do tempo até que ele ficou praticamente paralisado e, com isso, foi obrigado a se comunicar por meio de um aparelho que reproduzia sua voz, o que não o impediu de continuar investigando os segredos do universo.

Recentemente, o cientista britânico divulgou um relatório detalhado sobre os buracos negros, tema que mais pesquisou ao longo de sua vida. Foi em entrevista a Neil deGrasse Tyson, no programa de televisão Star Talk, no National Geographic Channel, onde ressaltou que antes do Big Bang nada aconteceu.

Hawking escreveu Uma Breve História do Tempo, líder em vendas em nível internacional e que o tornou uma das maiores celebridades do mundo científico desde Albert Einstein.

Apesar de seus problemas de saúde, que começaram a se agravar quando tinha 21 anos, Hawking viveu mais de meio século com uma patologia que, muitas vezes, é responsável por morte prematura.

Stephen Hawking nasceu no dia 8 de janeiro de 1942, em Oxford (Reino Unido) e se transformou em uma das figuras mais influentes no mundo da ciência, não apenas como teórico e astrofísico, mas também como divulgador científico.

 

Fonte: Agência Brasil

Mais Notícias de Brasil e Mundo
20/06/2018 20:37 Vagas do ProUni estão disponíveis para consulta
As inscrições poderão ser feitas de 26 a 29 de junho
20/06/2018 17:36 CBF reafirma erros de arbitragem no empate do Brasil com a Suíça
Fifa respondeu à entidade, mas não analisou lances nem forneceu vídeo
20/06/2018 17:32 Brasil faz treino preparatório para jogo contra a Costa Rica
Neymar participou de todo o treinamento e não mais se queixou de dores
20/06/2018 14:31 Uruguai vence a Arábia Saudita e define classificados do grupo A
Placar de 1 a 0 garantiu a classificação da Celeste na Copa da Rússia
20/06/2018 11:11 Portugal é pressionado por Marrocos, mas vence com gol de CR7