Campanha pede doação de livros para biblioteca do Museu Nacional
Um incêndio atingiu o Museu, destruindo o palácio e a maior parte de seu acervo
Brasil e Mundo| Por Agência Brasil 13/09/2018 15:38

Um dos enormes prejuízos causados pelo incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, no início de setembro, foi a destruição do acervo da Biblioteca Francisca Keller (BFK), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Para reerguer a biblioteca, fundada há 50 anos, o programa iniciou uma campanha para receber doações de livros e publicações.

"A Biblioteca Francisca Keller foi incinerada, mas não morta. Uma biblioteca só morre quando não tem mais leitores. Nós temos leitores. Agora precisamos de livros", diz o texto da campanha, que é assinado pela Comissão para reconstrução e renovação da BFK.

Interessados em doar podem saber mais detalhes no site da campanha, onde há informações sobre os livros que foram queimados e títulos que já foram doados por outras pessoas ou institutos de pesquisa.

A biblioteca tinha 37 mil volumes e era considerada uma das mais importantes na área de ciências sociais no Brasil e na América Latina. Seu acervo era principalmente de obras contemporâneas e contava com títulos importantes para os pesquisadores do programa e de outras instituições de ensino.

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social tem nota máxima (sete) na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e foi um dos mais afetados pelo incêndio no Museu Nacional. Grande parte de seu acervo sobre etnias indígenas, por exemplo, foi consumido pelo fogo. Salas de aula e de pesquisa que ficavam no palácio precisaram ser realocadas no Horto Botânico, assim como salas de professores e pesquisadores.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
17/11/2018 16:28 Quase metade dos órgãos federais não tem unidades contra corrupção
Entre os 79 entes federais que ainda não indicaram ter criado a unidade gestora estão a Presidência e a Vice-Presidência da República
17/11/2018 11:46 Jungmann e Toffoli anunciam sistema que unifica processos de presos
Com sistema, juiz pode saber se preso tem condenação em outro estado
17/11/2018 11:35 Defensoria Pública pede à Justiça manutenção de regras do Mais Médicos
Após exigências do governo brasileiro, acordo foi rompido por Cuba
17/11/2018 11:30 Mais de 900 médicos fazem prova do Revalida neste fim de semana 
O exame reconhece diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem trabalhar no Brasil
16/11/2018 13:15 Brasil concentrou 40% dos feminicídios da América Latina em 2017
Levantamento da ONU mostra que 2,7 mil mulheres foram assassinadas