Apoio para produção de vacinas e medicamentos da Fiocruz vira lei
Fundação Oswaldo Cruz é referência internacional em pesquisa e produção de vacinas
Brasil e Mundo| Por Agência Senado 11/01/2019 09:40 - Atualizado em 11/01/2019 09:31

Entrou em vigor nesta quinta-feira (10) a Lei 13.801, que permite o auxílio de fundações de apoio à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a produção e o fornecimento de vacinas, medicamentos e outros insumos e serviços para a saúde, principalmente por meio de projetos de atendimento a demandas internacionais. A nova lei foi sancionada sem vetos pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

A ideia é que esses convênios e projetos de fundações de apoio com a Fiocruz aumentem a produção de medicamentos e vacinas, em especial a vacina contra a febre amarela.

A norma estabelece que as fundações de apoio poderão firmar convênio ou contrato a Fiocruz para projetos de “produção e fornecimento de vacinas, medicamentos e outros insumos e serviços para a saúde, nos termos das competências da Fiocruz”.

A lei teve origem no PLC 132/2018, aprovado pelo Senado em novembro do ano passado, e altera a Lei 8.958, de 1994, que regula convênios e contratos de fundações de apoio com instituições federais de ensino superior e instituições científicas e tecnológicas. Essa lei permite parcerias a projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, inclusive na gestão administrativa e financeira necessária à execução desses projetos.

Além disso, as fundações de apoio podem, com concordância expressa da instituição apoiada, captar e receber diretamente os recursos financeiros necessários à formação e à execução dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, sem ingresso na conta única do Tesouro Nacional.

A Fiocruz foi criada em 1970, é vinculada ao Ministério da Saúde e tem por finalidade desenvolver atividades nos campos da saúde, da educação e do desenvolvimento científico e tecnológico, com vistas ao fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi fundada pelo próprio Oswaldo Cruz na cidade do Rio de Janeiro, mas atualmente tem unidades em vários estados brasileiros e uma em Moçambique. É uma referência internacional em pesquisa e produção de vacinas.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
18/01/2019 17:55 Brasil foi 5º país em ranking de uso diário de celulares no mundo
Brasileiros passaram mais de três horas por dia usando o celular em 2018
18/01/2019 09:14 Notas do Enem já estão disponíveis para consulta em site do Inep
Resultado dos treineiros só será divulgado no dia 18 de março.
18/01/2019 08:44 Desafio dos 10 anos levanta debate sobre reconhecimento facial
Especialistas questionam se dados podem afetar privacidade dos usuários
17/01/2019 07:56 Inep orienta estudante a recuperar a senha do Enem com antecedência
Basta acessar Página do Participante do Enem e clicar no campo Esqueci minha senha
16/01/2019 17:20 Papa pede a bispos que não escondam casos de abusos contra crianças
O Papa Francisco quer uma ação para “prevenir e combater o drama global do abuso infantil "