Inovar é Preciso | Rodrigo Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Inovar é Preciso
Blogs e Colunas | Rodrigo Rocha 21/08/2017 07h00 - Atualizado em 30/08/2017 10h52

Inovar é preciso, mas quando se fala em inovação muitas pessoas pensam logo naquele tipo que quebra os modelos existentes e, sendo assim, só é possível para as grandes empresas.

 

Por isso é importante saber diferenciar os dois grandes tipos de inovação. O tipo apresentado no início (e mais conhecido) é a inovação radical, que geralmente exige muito tempo de pesquisa e desenvolvimento, necessitando de maiores volumes de recursos e um tempo significativo para chegar ao mercado. Esta forma de inovar é muito importante para a evolução das sociedades, mas apresenta grandes barreiras para empresas menores, à exceção de empresas de base tecnológica, como as startups, que muitas vezes já são criadas com esse foco.

 

Porem existe um tipo de inovação que é muito mais acessível a empresas de qualquer porte e segmento. Essa inovação é denominada como incremental e as instituições de apoio à classe empresarial desenvolvem vários projetos e ações para estimular este foco nas empresas, seguindo principalmente as tipologias definidas no Manual de Oslo, por adotar uma visão menos acadêmica e mais voltada para o mundo dos negócios.

 

Dentro dessa logica empresarial é possível realizar inovações incrementais de produto, processo, marketing e organizacional. As inovações são consideradas incrementais, por aperfeiçoar (ou adaptar) modelos já existentes, para atender determinada realidade ou necessidade.

 

A inovação incremental tem grande importância, principalmente para as empresas menores, por permitir reduções nos seus custos, aumento de produtividade ou aumento das vendas, ampliando seus lucros e tornando-as, assim, mais competitivas e sustentáveis ao longo do tempo.

 

Tendo este foco, torna-se mais fácil fugir das estatísticas que mostram alta mortalidade das empresas nos primeiros anos de existência, ainda mais em tempos de crise.

 

Diante do ambiente de negócios cada vez mais competitivo, todas as empresas precisam ter ações sistematizadas, de forma estratégica, identificando oportunidades de melhorias, que possam ser aplicadas nas atividades rotineiras, encontrando, assim, os caminhos para serem inovadoras de forma contínua e sustentável.

Mais Notícias de Rodrigo Rocha
26/02/2018  07h00

Aumentando a competitividade através da interação com as ICT’s

29/01/2018  07h00

Preparando-se para Aumentar as Vendas com a Exportação

22/01/2018  07h00

Expectativas empresariais para 2018

08/01/2018  07h00

Ganhando Competitividade com a Gestão de Processos

29/12/2017  07h00

Ano Novo com Planejamento e Sucesso


Blogs e Colunas
Rodrigo Rocha
Rodrigo Rocha

Doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual, Graduado e Mestre em Economia pela UFS. É Superintendente do IEL/SE, Coordena o Núcleo de Informações Econômicas e Supervisiona o Centro Internacional de Negócios da FIES. Lecionou em cursos tecnológicos, graduação e MBA. Faz palestras em Desenvolvimento Econômico, Gestão de Empreendimentos, da Inovação e de Carreiras.

E-mail: o_rocha1@yahoo.com.br

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado