Gestão do Desempenho das pessoas nas empresas
Blogs e Colunas | Rodrigo Rocha 27/11/2017 07:00 - Atualizado em 27/11/2017 15:35

O que faz algumas pessoas alcançarem melhores resultados que outras dentro de uma empresa? Muitos podem achar que apenas tendo um conhecimento muito aprofundado e todas as condições materiais necessárias, qualquer um conseguiria ter resultados excelentes. Porém, na prática, muitas vezes apesar de existirem todas as condições, os bons resultados não aparecem.

Existem vários casos em que equipes apresentam desempenhos ruins e, ao trocar o gestor, tudo melhora, mostrando que o grande problema estava na liderança. Vale destacar que este mesmo líder que não deu certo em uma determinada situação em outras pode conseguir ter um bom desempenho. A grande questão que surge destas constatações é: o que é necessário para conseguir alcançar resultados de excelência?

Diante dessa pergunta cabe ressaltar que não existe fórmula mágica e muito menos uma receita que se aplique a qualquer situação. Lidar com pessoas envolve muitas variáveis e inclusive muitas delas difíceis de serem descobertas, exigindo tempo, paciência e principalmente dedicação para compreender as dificuldades e encontrar as soluções mais adequadas.

Quando a empresa tem condições, pode realizar o mapeamento de perfis, facilitando bastante a identificação da pessoa certa para cada tipo de função a ser desempenhada. Mas essa é uma técnica que exige investimento de tempo e recursos financeiros, de que a grande maioria das empresas não dispõe.

Para a maioria das empresas é possível realizar investimentos menores para implantar, preferencialmente com a ajuda de consultorias (com contratos menos abrangentes), algumas ferramentas de gestão de desempenho dos colaboradores, para criar indicadores práticos que mostrem se eles estão conseguindo obter os resultados esperados e oferecer capacitações para evoluírem. Tais indicadores servem também, quando se verifica que o colaborador não está fazendo a sua parte, para poder se tomar, de forma criteriosa, a decisão mais drástica, que é a demissão.

Cada empresa exige uma lógica própria para ter o melhor de seus funcionários. Tem segmentos onde existe uma necessidade de maior rigidez com horários e padrões de desempenho, como, por exemplo, em uma indústria mais tradicional, onde um pequeno erro pode parar a produção por horas e gerar prejuízos significativos para a empresa. Em outros segmentos permite-se maior flexibilidade, como em uma empresa de projetos, onde a maior exigência é com os prazos e a qualidade das entregas.

Entre os extremos da maior rigidez ou da maior flexibilidade, existem infinitas possibilidades e por isso apenas os gestores, com conhecimento e experiência, podem definir a melhor forma de conduzir suas equipes para obterem alta performance. Mas, mesmo com conhecimento e experiência, sempre surgem dúvidas e é por isso que muitas vezes um olhar externo, de uma consultoria especializada, pode ajudar a conhecer outras possibilidades para que a empresa consiga aperfeiçoar o seu modelo de gestão de desempenho e, assim, consiga alavancar significativamente seus resultados.

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Rodrigo Rocha
Doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual, Graduado e Mestre em Economia pela UFS. É Superintendente do IEL/SE, Coordena o Núcleo de Informações Econômicas e Supervisiona o Centro Internacional de Negócios da FIES. Lecionou em cursos tecnológicos, graduação e MBA. Faz palestras em Desenvolvimento Econômico, Gestão de Empreendimentos, da Inovação e de Carreiras.

E-mail: o_rocha1@yahoo.com.br


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