A Importância do Planejamento para a Construção dos Resultados Desejados | Rodrigo Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

A Importância do Planejamento para a Construção dos Resultados Desejados
Blogs e Colunas | Rodrigo Rocha 02/10/2017 07h00

A construção de um bom planejamento pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. Sem saber para onde está indo e como chegará em tal destino, cai-se em uma zona onde não existe a possibilidade de se avaliar, com segurança, se o caminho percorrido está levando aos resultados desejados.

 

Planejar é um importante instrumento para se antecipar aos possíveis problemas na execução das ações estratégicas e já ter possíveis soluções para os desafios que podem aparecer. Porém para o planejamento ser realmente útil ele precisa ser feito levando-se em consideração as reais possibilidades, sendo muito comum encontrar planejamentos desconectados da realidade e que acabam sendo engavetados e não servindo para cumprir o objetivo para o qual foi elaborado: auxiliar na gestão dos recursos limitados, para construção de um determinado futuro desejado.

 

Um importante passo para elaborar um planejamento realista é construir um cenário com as premissas para que os resultados ocorram conforme planejado, sendo comum também a criação de cenários alternativos (geralmente um otimista e um pessimista), explorando outras possibilidades de futuro.

 

Com essa visão ampliada torna-se mais completa a análise dos possíveis desafios a serem superados na busca pelos resultados desejados. Diante do conhecimento dessas possibilidades, o planejamento precisa ter um desenho muito claro das forças e fraquezas (ambiente interno) e das oportunidades e ameaças (ambiente externo). No ambiente interno é possível ter controle, pois são variáveis que se podem tomar decisões para corrigir diretamente os desvios, bem como fortalecer os pontos positivos.

 

Porém o ambiente externo demanda estratégias mais estruturadas para proteção contra as ameaças, bem como para aproveitar as possíveis oportunidades. As empresas precisam estar atentas para detectar, ainda durante a fase de planejamento, possibilidades de mudanças significativas no cenário (positivas ou negativas) e já possuir, de forma antecipada, caminhos alternativos que podem ser trilhados.

 

Uma vez o planejamento elaborado, inicia-se a execução, que precisa ser bem coordenada para evitar que as rotinas acabem tirando a atenção das ações planejadas. Para reduzir esse risco é de fundamental importância que o responsável pela execução tenha as condições necessárias para manter todos engajados e com o ritmo necessário.

 

Por melhor que tenha sido o planejamento e seja a execução, é imprescindível o acompanhamento contínuo dos ciclos dos resultados das ações, para se fazerem os aperfeiçoamentos necessários, que garantirão o alcance dos resultados desejados.

 

Esse conteúdo nada mais é do que uma visão bem resumida do ciclo do PDCA (Planejar/Desenvolver/Checar/Agir), sendo fundamental que ele ocorra de forma contínua, incorporando os aprendizados aos ciclos seguintes e fazendo, assim, com que o futuro construído seja cada vez mais próximo do desejado.

Mais Notícias de Rodrigo Rocha
26/02/2018  07h00

Aumentando a competitividade através da interação com as ICT’s

29/01/2018  07h00

Preparando-se para Aumentar as Vendas com a Exportação

22/01/2018  07h00

Expectativas empresariais para 2018

08/01/2018  07h00

Ganhando Competitividade com a Gestão de Processos

29/12/2017  07h00

Ano Novo com Planejamento e Sucesso


Blogs e Colunas
Rodrigo Rocha
Rodrigo Rocha

Doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual, Graduado e Mestre em Economia pela UFS. É Superintendente do IEL/SE, Coordena o Núcleo de Informações Econômicas e Supervisiona o Centro Internacional de Negócios da FIES. Lecionou em cursos tecnológicos, graduação e MBA. Faz palestras em Desenvolvimento Econômico, Gestão de Empreendimentos, da Inovação e de Carreiras.

E-mail: o_rocha1@yahoo.com.br

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado