Sincadise mostra à classe política importância do setor no estado
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 06/04/2019 06:20

 

O Presidente do Sincadise, Breno França, tem buscado mostrar a importância do setor do comércio atacadista e distribuidor para os representantes do legislativo estadual e federal, apresentando as demandas dos empresários da atividade, com foco na conquista de melhores condições para atuação das empresas no estado. França esteve com o deputado federal Laércio Oliveira, o senador Alessandro Vieira e outros representantes sergipanos no Congresso Nacional. Além disso, também visitou a Assembleia Legislativa, conversando com o presidente da Casa, Luciano Bispo, o deputado estadual Zezinho Sobral, e outros deputados sergipanos.

 

Emprego e renda

Nas visitas aos parlamentares, Breno França tem explicado sobre o volume de emprego e renda que o comércio atacadista e distribuidor de Sergipe movimenta no estado, além de sua atuação na cadeia de abastecimento. “As empresas atacadistas geram quinze mil empregos, representam 5% do PIB e abastecem oito mil pontos de venda no Estado. Nossa pauta é fortalecer as empresas do setor para que tenhamos competitividade e as empresas instaladas em Sergipe possam atender o pequeno e médio varejo independente, que cresce a cada dia, contribuindo para geração de emprego, renda e arrecadação para o Estado”. O destaque é que o setor é um dos poucos do estado que apresenta elevação constante no número de empregos, contratando novos trabalhadores há vários meses seguidos.

 

Fafen

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Sergipe, José Augusto Carvalho, esteve em reunião com o vice-governador e Secretário do Desenvolvimento Econômico da Bahia, João Leão, para discutir soluções estratégicas acerca do fechamento das Fábricas de Fertlilizantes Nitrogenados (Fafen) dos dois estados. Carvalho destacou que esteve acompanhando o governador Belivaldo Chagas, em reunião articulada pelo deputado federal Laércio Oliveira, com o secretário de Petróleo e Gás do Ministério das Minas e Energia, Márcio Félix, para discutir o tema. Laércio conseguiu a vinda de Félix para Sergipe após reunir-se com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, na semana passada. Além disso, Laércio discutiu a questão com o vice-presidente Hamilton Mourão, na busca de evitar o fechamento da Fafen no estado.

 

Benefícios para empresas

Os executivos Marlon Porto e Sandro Romay, da empresa Prime, estiveram na Fecomércio para apresentar uma série de produtos que podem ser oferecidos para as empresas do setor terciário sergipano, em parceria com. Fecomércio Sergipe. Produtos e serviços como oportunidades de crédito, gestor de transportes, cartões de benefícios, PAT e gestão de frotas facilitam o funcionamento das empresas e dão mais solidez na relação entre empregadores e colaboradores.

 

Exporingo movimenta R$ 30 milhões em negócios

A Exporingo 2019, feira regional promoveu um grande movimento no setor agropecuário em Sergipe. A feira que aconteceu no último final de semana, no Parque das Palmeiras, em Lagarto, gerou um grande movimento de vendas para diversos setores que desenvolvem atividades voltadas para agropecuária, tecnologia, inovação e varejo. De acordo com os organizadores do evento, mais de 60 mil pessoas passaram pela feira nos quatro dias, movimentando um montante de cerca de R$ 30 milhões em negócios. As transações envolveram a compra de animais equinos, caprinos, bovinos, equipamentos e insumos agrícolas.

 

No ano, venda de veículos cresce 11,3%

As vendas de veículos cresceram 9,8% em março em relação ao mesmo mês de 2018. Foram licenciados 226,7 mil veículos, uma média diária de 10,5 mil, alta de 13,8%. Dados do Renavam revelam que, no ano, foram emplacados 607,4 mil veículos, ante 545,5 mil em igual período do ano passado – avanço de 11,3%. "Isso mostra que a recuperação do setor está se concretizando. É a melhor média diária de vendas dos últimos dois anos. Mas, se a reforma da Previdência demorar para ser aprovada, esse crescimento que estamos estimando [de 11% para 2018] pode ser comprometido", diz Antônio Jorge Martins, da FGV. 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Marcio Rocha
20/07/2019 06:20

Raimundo Juliano, 80 anos de atividade empresarial

13/07/2019 08:45

Contabilistas conseguem vitória com apoio de Laércio Oliveira

06/07/2019 06:05

O grito de socorro, o tiro e a vida que segue

29/06/2019 06:20

Setor de Serviços mantém trajetória de crescimento de emprego em Sergipe

15/06/2019 06:20

Comércio tem pior resultado para abril desde 2015

Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT e radialista formado pela UFS, especializado em economia, com experiência de quase 20 anos na comunicação sergipana.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com


O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.
Video BlogsEstudar e trabalhar no exterior: veja como é possível
EntretenimentoCausos de João: a força da tradição