Setor atacadista distribuidor cresce 9,9% em maio no Brasil | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Setor atacadista distribuidor cresce 9,9% em maio no Brasil
Pesquisa mensal da ABAD mostra melhora no faturamento, mas retomada econômica, que poderia acontecer no segundo semestre, depende da estabilidade no campo político.
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 07/07/2017 09h43

 

 

A redução da taxa básica de juros, a inflação controlada e o desemprego estável ajudaram a melhorar as expectativas no setor atacadista distribuidor. Segundo a pesquisa mensal da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), apurada pela FIA (Fundação Instituto de Administração), o faturamento foi influenciado positivamente pelo cenário favorável. A retomada econômica poderia estar encaminhada não fosse a persistente turbulência no campo político, que influencia diretamente a confiança de consumidores e empresários.

 

De acordo com a pesquisa, o faturamento do setor, em termos reais, cresceu +9,9% em maio em relação a abril. Na comparação com o mesmo mês de 2016, a alta foi de +0,84%. No acumulado do ano (de janeiro a maio), o estudo mostra retração de -5,27% ante o mesmo período de 2016. Em termos nominais, houve crescimento de +9,43% em maio em relação ao mês anterior; de +4,47% em relação maio de 2016; e novamente retração no acumulado do ano: -1,03%.

 

“Depois de alguns meses negativos, começamos a vislumbrar a retomada econômica a partir da melhora de alguns indicadores, principalmente inflação, taxa de juros e desemprego. Infelizmente, contudo, a interferência do cenário político é grande na economia real. E as constantes reviravoltas inspiram cautela e dificultam as previsões”, afirma Emerson Luiz Destro, presidente da ABAD. Para ele, não fosse a instabilidade política, haveria grande expectativa em relação ao segundo semestre, que é tradicionalmente o melhor período do setor.

 

Convenção Anual

           

De 7 a 9 de agosto, a ABAD realiza sua 37ª Convenção Anual – ABAD 2017 SÃO PAULO, no São Paulo Expo. Na cerimônia de abertura do evento, a palestra inaugural será seguida do painel político-econômico “Brasil e suas Reformas”, que vai debater a importância das reformas estruturais para o país. Foram convidados para o debate o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o ministro da Economia, Henrique Meirelles e os deputados federais relatores das reformas tributária, previdenciária e trabalhista. Veja todos os detalhes da programação no site: abad.com.br/abad2017saopaulo/

 

Sobre a ABAD

 

A ABAD representa nacionalmente um setor que faturou mais de R$ 250 bilhões em 2016. Atendendo diariamente mais de um milhão de pontos de venda em todos os 5.570 municípios do país, os atacadistas e distribuidores cumprem importante papel social, pois, além de dar capilaridade à distribuição de produtos industrializados essenciais por todo o território nacional, é responsável por movimentar as economias locais, gerando mais de 480 mil empregos diretos e 5 milhões de empregos indiretos nos estabelecimentos varejistas do país.

 

Mais Notícias de Marcio Rocha
13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...

27/01/2024  05h35

A inflação e a desvalorização do real de 1994 a 2023


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado