CNC aponta que brasileiros voltaram às compras com recursos do FGTS | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

CNC aponta que brasileiros voltaram às compras com recursos do FGTS
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 20/09/2017 08h57

O número de brasileiros que foi às compras com os recursos liberados das contas inativas do FGTS foi três vezes maior que o estimado. A informação é da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que informa que 27,8% dos brasileiros que sacaram os valores contidos nas contas inativas, utilizaram o dinheiro para compras no comércio. A informação é resultado do estudo “Sondagem do Consumidor”. A pesquisa inicial mostrou que apenas 9,6% estavam pretensos a usar o dinheiro para bens de consumo. O resultado surpreendeu. O chefe da Divisão Econômica da CNC, Fábio Bentes, lembrou, entretanto, que o crescimento do PIB provocado pelo aumento nas vendas só se manterá se houver resultados positivos no mercado de trabalho. 



Cidade Inteligente

A Câmara Empresarial de Tecnologia da Informação da Federação do Comércio realizou uma reunião na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), onde empresários e representantes do setor produtivo dialogaram sobre o programa “Aracaju, Cidade Humana e Criativa”, apresentado pelo secretário Jorge Santana. Em sua apresentação, Santana explicou como funciona uma cidade com maior inserção de ferramentas de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC), formando o projeto “Cidades Inteligentes”, aplicado em várias cidades brasileiras e mundiais. O secretário valorizou a iniciativa, apresentando para os empresários de TI o projeto e destacando que todos podem contribuir para fazer uma cidade mais eficiente, com melhoramento da qualidade de vida e conectividade da popula&cce dil;ão. Com o programa em execução, o secretário espera resultados concretos no desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade onde o principal ator é o cidadão.

 

Startups

A reunião da Câmara da Fecomércio contou também com a apresentação de projetos e soluções das startups locais. Foi apresentado o “Tagpoint”, um mecanismo de comunicação por meio de beacons para celulares que contempla várias funcionalidades, entre elas nas ofertas e descontos exclusivos para o consumidor, no momento em que estiver passando por algum estabelecimento comercial. Também foram mostrados o aplicativo Explicaê, que tem uma plataforma educacional inteligente direcionada para os estudantes que farão o Enem; o Neo Mentoring, que oferece serviços de diversas mentorias para as empresas; e o Permuta Nordeste, um sistema de trocas de produtos e serviços para empresas através de uma moeda de troca.

 

Conquistando o Espaço com Drones

O aperfeiçoamento profissional é uma modalidade de ensino que prepara as pessoas para o mundo do trabalho. Ele serve para atualizar ou complementar os conhecimentos que o trabalhador já possui. Pensando nisso, o Senac de Sergipe tem buscado novas alternativas para qualificar os trabalhadores do comércio sergipano. Em uma de suas inovações, surgiu a oficina “Conquistando o Espaço com Drones”, que ensina a operar os aparelhos, normas de legislação, ética e técnica para trabalhar com o equipamento. O sucesso da turma provocou a abertura de uma segunda oficina, que será iniciada no dia 25 de setembro.

 

Preço do feijão cai 400% em Sergipe, no último ano

A supersafra de feijão em Sergipe trouxe uma notícia excelente para o setor produtivo do estado. A queda drástica no preço para o consumidor e o disparo no aumento das vendas do produto nas feiras e supermercados. O quilo do cereal chegou a custar R$ 12 no mês de novembro do ano passado, hoje está sendo encontrado a R$ 2,50 no comércio de Sergipe. A estimativa de crescimento na tonelagem produzida em terras sergipanas é de 251%, ultrapassando o volume de 9.600 toneladas. A supersafra é o resultado de três fatores, a confiabilidade no cultivo, já que no ano passado houve uma variedade maior de plantações em Sergipe, e deu problema por causa da falta de chuvas aliada ao fator climático, o que forçou o plantio do feijão para este ano, que é uma planta mais resistente, e a distribuição de sementes de forma gratuita com os agricult ores familiares, que deu esse estrondeante resultado. Juntamente com o feijão, a safra de milho também deverá dar resultados muito positivos neste ano.

Mais Notícias de Marcio Rocha
20/04/2024  00h56

A Inteligência Artificial transformando a economia familiar

13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado