Abertura comercial pode gerar crescimento adicional de 1,5% | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Abertura comercial pode gerar crescimento adicional de 1,5%
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 09/11/2018 17h13

A abertura comercial do Brasil por meio de corte de tarifas de importação pode levar a um crescimento adicional de até 1,5% ao ano no País até 2030, de acordo com um estudo feito por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para eles, uma mudança de visão em relação ao comércio exterior poderia desacelerar o aumento de salários nos setores a atingidos, mas, por outro lado, aumentar a competitividade da indústria, o nível de produtividade e a economia como um todo. O estudo foi apresentado ontem em Brasília em um seminário promovido pela FGV e pelo Ministério da Fazenda em um momento em que representantes do presidente eleito, Jair Bolsonaro, já fizeram repetidas afirmações defendendo a abertura comercial.

Bolsa bate novo recorde e sobe mais 1,33%

O Ibovespa, principal índice da bolsa de São Paulo, bateu novo recorde ao superar os 89 mil pontos. O índice subiu 1,33%, para 89.598 pontos, numa sessão marcada por giro de R$ 12 bilhões. Os números refletem a confiança na retomada das reformas, prometida pela equipe econômica do futuro governo. O movimento de alta deve perdurar nas próximas semanas, com a perspectiva de retorno dos estrangeiros, que, em termos líquidos, retiraram R$ 6,2 bilhões em outubro.

Endividamento familiar brasileiro está estável

A parcela de renda familiar comprometida com dívidas mostrou em outubro o menor patamar em cinco meses, nas famílias brasileiras. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da CNC, mostrou estabilidade na fatia de famílias que se declararam endividadas entre setembro e outubro (60,7%) e abaixo do observado em outubro do ano passado (61,8%). Já o percentual da renda domiciliar voltado para quitação de débitos diminuiu de 29,6% para 29,5% no mesmo período, também inferior ao de outubro do ano passado (30,8%) - além de ser o menor desde maio deste ano (29,3%). Na prática, as famílias estão com maior cautela em tomar novos empréstimos, devido ao já elevado patamar de endividamento e a ausência de sinais mais robustos de recuperação no mercado de trabalho, avaliou Marianne Hanson, economista da CNC. A inadimplência também deu sinais de queda. Entre os endividados, a fatia dos que declararam dívidas em atraso foi de 23,5% em outubro, abaixo de setembro (23,8%); e inferior à de outubro do ano passado (26%). O porcentual de endividados inadimplentes que informaram não ter condições de pagar foi de 9,9% em outubro, igual ao de setembro, e menor do que o de outubro de 2017.

Recuperação de empregos

Os empregos que mais sofreram na crise voltarão a ter bom desempenho em 2019. O comércio é um dos setores que já mostram um movimento crescente de contratações. A rede varejista Havan, a Riachuelo e a C&A são alguns dos exemplos. “Contratamos aproximadamente 7,5 mil temporários no ano passado e devemos ampliar em 5% esse número”, informou a Riachuelo. Os novos empregados preencherão, principalmente, vagas para auxiliar de logística, assistente de vendas, auxiliar de estoque e operador de caixa. Na C&A, os empregos deverão atender à alta da demanda da Black Friday, no fim deste mês, e para o Natal. Parte desse contingente ajudará a compor o quadro de funcionários fixos em 2019. A CNC projeta que 19% dos trabalhadores que entrarem agora serão efetivados após o fim do ano. 

Parceria entre Fecomércio e Arquidiocese

As tratativas para ampliar os parceiros do Natal Iluminado 2018 continuam. O diretor da Fecomércio, Alex Garcez e o superintendente da entidade, Maurício Gonçalves, visitaram o arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, para colocar a estrutura de palco, som e luz para a realização da missa campal da celebração em homenagem à padroeira da capital, no dia 8 de dezembro. Na reunião, os representantes da Fecomércio valorizaram a maior festa religiosa de Aracaju, destacando que todo o aparato que estará na praça Fausto Cardoso está à disposição da Arquidiocese de Aracaju para as celebrações.

Mais Notícias de Marcio Rocha
20/04/2024  00h56

A Inteligência Artificial transformando a economia familiar

13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado