Valadares, Fábio, João... nenhum político sério é contra a Lava Jato. Não tem lógica
Blogs e Colunas | Joedson Telles 19/06/2018 07:50 - Atualizado em 19/06/2018 07:56

Pelo menos ocupando cargos para os quais o único passaporte é o voto do eleitor, a política não costuma abrigar desprovidos de inteligência. E quando alguém se faz a exceção da regra, dificilmente, o raio desaba no mesmo ponto geográfico mais de uma vez: nada de reeleição. Vez por outra, contudo, e, sobretudo em ano de eleição, assistimos à "inocência" de tentar transferir a estupidez para os menos atentos. Este episódio de deputados defendendo CPI para "matar" a Operação Lava Jato emerge como o mais recente exemplo da prática nociva. Bola fora do canso. 

Sequer conversei com um dos deputados sergipanos cujas assinaturas estão na tal CPI. Mas como não são burros, ao menos não os vejo assim, arrisco colocar a mão no fogo: se a intenção da CPI fosse, de fato, "matar a Lava Jato" Valadares Filho, Fábio Mitidieri e João Daniel só assinariam enganados.

Não é cor partidária: é questão de lógica. A Lava Jato tem simpatia e credibilidade junto à população, certo? No entendimento da maioria, a investigação tem como objetivo identificar e prender corruptos que atacaram com cólera o dinheiro público, certo? Pelo que consta, nenhum dos três deputados sergipanos são fichas sujas, certo? Então como imaginar que os três, que são pré-candidatos nas eleições deste ano, precisarão de votos para o êxito dos seus projetos e, mesmo assim, avocariam a imagem de inimigos de uma causa pública?

Numa nota enviada à imprensa, o deputado Federal Valadares Filho, por exemplo, afirma que jamais seria contra a Lava Jato, reconhece a operação como um grande avanço no combate à corrupção e explica que o requerimento, na verdade, tem como objetivo investigar denúncias no sentido de advogados terem recebido propina para defender delatores do que ele chama de "possíveis novas investigações do Ministério Público e da Polícia Federal". Ou seja, ventilaram a inversão dos valores. Qual a intenção? Deixo com o próprio internauta...

Acredito que os demais parlamentares que assinaram o requerimento, pensam como Valadares Filho. Que as pessoas de bem também querem que tudo e todos que estiverem em xeque, independente de partido, cor, sexo, idade... sejam, sim, investigados.

A Lava Jato já entrou para a história. Evidente que, como diz o lugar comum, "perfeito só Deus". Mas a Lava Jato, sem dúvida, prestou, presta e continuará prestando um grande serviço ao Brasil. Exceto corruptos e quem os defende, nenhum político lúcido, sério é contra as investigações. Seria sacar a arma e efetuar o disparo no próprio pé. 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Joedson Telles
21/10/2018 08:14 “Sempre apontei a falta de reciprocidade como um equívoco”, desabafa Eduardo
14/10/2018 06:18 “Perdemos a capacidade de dar bons exemplos. Você escuta que o político é sacana, ladrão”
12/10/2018 12:37 Belivaldo e o vídeo inconsistente ventilado com a intenção de desgastá-lo
08/10/2018 08:01

Sergipe optou pela mudança, mas precisa agradecer a Valadares

02/10/2018 20:09

O debate entre os candidatos ao governo

Blogs e Colunas
Joedson Telles
Joedson Telles é um jornalista sergipano formado pela Universidade Federal de Sergipe e especializado em política. Exerceu a função de repórter nos jornais Cinform, Correio de Sergipe e Jornal da Cidade. Fundou e edita, há nove anos, o site Universo
Político e é colunista político do site F5 News.

E-mail: jornalismo@universopolitico.com.br


O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.