Presidente do PC do B não vê problema em candidatura do PT a PMA | Joedson Telles | F5 News - Sergipe Atualizado

Presidente do PC do B não vê problema em candidatura do PT a PMA
Blogs e Colunas | Joedson Telles 25/02/2019 16h49

Presidente do Diretório Municipal de Aracaju do PC do B, Júnior Trindade rechaça, nesta entrevista, as críticas feitas pela oposição à gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), assegurando que, enquanto o prefeito trabalha, opositores preferem o palanque. Júnior também comenta a possibilidade de Edvaldo disputar o Governo do Estado, em 2022, e o sentimento do PT por romper a aliança e ter candidato próprio, em Aracaju, em 2020. “Não nos foi apresentado este debate de rompimento com o PT. Entretanto, é legítimo que o PT queira lançar candidato a prefeito. Não vejo nenhum tipo de problema nesta possibilidade. Ao mesmo tempo, nossa relação com o PT é a melhor possível”, assegura. A entrevista:

O que esperar do próximo Congresso do PC do B?

O Congresso Nacional do PC do B acontecerá no dia 17 de março, em Brasília, onde aprovaremos a incorporação do PPL ao PC do B, que é um processo importante para que o PC do B passe a clausula de barreiras. O PC do B obteve, nas últimas eleições, 1,4% dos votos no Brasil, com a incorporação do PPL, ultrapassaremos os 1.5% determinado pela legislação que estabelece a Clausula de Barreiras. Em Aracaju iremos realizar nossa etapa municipal, no dia 27 de fevereiro. Aqui reuniremos todos os filiados e amigos. Será um momento impar da democracia interna do partido. Aproveitaremos este momento para debater temas como: conjuntura política e a crise econômica, que tem devastado o país e seus reflexos para os estados e municípios. É um esforço para construir um partido moderno que escuta seus filiados e a sociedade como um todo.

Há crítica aos partidos da chamada esquerda no sentido de que, quando chegam ao poder, às vezes, perdem a identidade. Aconteceu isso com o PC do B, em Aracaju?

Muito pelo contrário: a gestão municipal de Aracaju é um exemplo de administração que dá certo. Tem atendido aos anseios da sociedade, obras e ações que beneficiam a população em todos os cantos da nossa cidade. Edvaldo é um gestor de toda a cidade, gestor de todos os aracajuanos. As ações da prefeitura têm que atender a todos. É uma gestão que ouve a todos, um bom exemplo é o CODEN (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Aracaju) instituído por Edvaldo. Neste conselho, tem representação dos diversos segmentos da sociedade de Aracaju, tem representação das universidades, dos diversos segmentos empresariais, dos trabalhadores, dos estudantes e da gestão e o sentido é encontra caminhos para resolver os graves problemas de Aracaju. Edvaldo é o melhor prefeito da história recente de Aracaju. Tem enfrentado uma crise econômica grave. Encontrou a prefeitura com uma dívida de R$ 540 milhões, duas folhas atrasadas dos servidores municipais. Na administração anterior, o lixo tomou conta de Aracaju. Edvaldo enfrentou todos estes problemas - e hoje temos uma Aracaju melhor. É só comparar como estava, em 2016, e como está hoje. Mas é um caminho difícil de cortas gastos com cargos comissionados, cortar gastos da gestão (Aracaju, segundo o Tesouro da União, foi a 2ª capital no Brasil que mais cortou gastos) e é um caminho continuo que tem mais dois anos para tocar as obras, programas e ações em toda a cidade.

Na semana passada, o vereador Elber Batalha voltou a criticar a gestão Edvaldo Nogueira. Afirmou, na mídia, que ele criou uma pseudo situação de emergência para privatizar a saúde. Como avalia essa crítica?

Com todo respeito ao vereador Elber Batalha, por conta do processo político eleitoral, ele não visualiza as transformações que Aracaju tem vivido. A administração fez o que foi melhor para a população, que precisa daquela unidade de saúde. Agora atendemos mais de 700 pessoas todos os dias e com uma economia de R$ 500 mil para os cofres da cidade. Repito: respeito muito o vereador, mas o agrupamento dele tem sofrido derrotas significativas e isso não tem deixado que ele faça bem as avaliações. Aracaju segue o caminho certo. Edvaldo segue o caminho de melhor atender às pessoas que precisam. Talvez, pela opção política eleitoral, o vereador preferisse quando a população estava sem atendimento.

Então, críticas como esta e como a questão do IPTU, por exemplo, é permanecer no palanque? É isso?

Infelizmente, Elber não desce do palanque. O vereador continua em processo eleitoral. O agrupamento dele foi derrotado para a prefeitura, para o governo e ele não desce do palanque. Tem que descer porque isso não ajuda Aracaju avançar. Precisamos de políticos que discutam propostas para que Aracaju continue no caminho certo.

Outra crítica feita ao prefeito de Aracaju é no sentido de ele ter se aproximado muito do ex-deputado André Moura. Como o PC do B enxerga isso?

Edvaldo Nogueira é prefeito de todos. Não é só de uma parte da cidade. Ele tem que se aproximar de todos que queiram ajudar Aracaju. André Moura foi deputado federal e conseguiu recursos para Aracaju. Edvaldo tem que construir uma cidade para todos.

Se Edvaldo avançar para uma parceria política com André terá o aval do PC do B? O partido discutiria a questão?

Agora é hora de administrar Aracaju. De pensar em soluções para os graves problemas que  a gestão anterior deixou. Esse não é o momento de discutir aliança, nem eleição. Você vê a raivosidade de alguns que ficam só discutindo eleição. Esse é o momento de resolvermos os problemas de Aracaju. Edvaldo tem dito que é a hora de trabalhar por Aracaju. Estamos vivendo uma grande crise econômica nacional com impacto gigantesco na economia das cidades e dos estados - e em Aracaju não é diferente. Temos que descer do palanque e trabalhar por Aracaju. Edvaldo tem feito isso bem.

Dentro do PT há um sentimento claro e forte de apresentar um candidato próprio a prefeito de Aracaju, em 2020. O PC do B está preparado para marchar sem o PT? Romper esta histórica aliança?

Não nos foi apresentado este debate de rompimento com o PT. Entretanto, é legítimo que o PT queira lançar candidato a prefeito. Não vejo nenhum tipo de problema nesta possibilidade. Ao mesmo tempo, nossa relação com o PT é a melhor possível. Relação de construir uma cidade melhor, de enfrentar os problemas de Aracaju. Estivemos juntos governando Aracaju com Déda e Edvaldo. Logo depois, com Edvaldo prefeito e Silvio Santos vice-prefeito. Agora com Edvaldo e Eliane. Temos uma relação respeitosa. Temos uma relação que sempre deu bons resultados para Aracaju. Este debate de rompimento não nos foi apresentado. O PT é um partido importante e com muita experiência política. Da nossa parte, O PC do B é um partido que tem muita interlocução com a cidade de Aracaju. Estamos presentes em diversos segmentos da sociedade, em diversos movimentos sociais e continuaremos contribuindo com o prefeito Edvaldo Nogueira. Entendemos a importância de continuar realizando por nossa cidade. Sabemos da importância social e do impacto para a melhoria da qualidade de vida que as obras realizadas por Edvaldo têm. Nós do PC do B estamos preparados para ajudar Aracaju

Não dá para conciliar as duas coisas?

Não dá por conta do cenário de crise aguda. Como vamos gastar energia em estar no palanque discutindo política enquanto os problemas se arrastam? Edvaldo foi eleito para resolver os problemas de Aracaju. Edvaldo foi eleito para fazer bem feito. O que ele tem feito cotidianamente. Aracaju sofreu quando não teve um gestor de pulso, quando não teve um gestor preocupado com a cidade, com um olhar para gestão e Edvaldo tem feito isso. Aracaju sofreu quatro anos quando não teve um administrador com pulso. Edvaldo construiu um planejamento estratégico. Ele poderia, como administrador, cair no conto das resoluções fáceis. Mas optou por construir um planejamento com metas e ações a curto, médio e longo prazo e um acompanhamento diário das realizações destas metas e ações. Não tem como sair do foco. A impotência e chegar aos objetivos estabelecidos dentro dos prazos estabelecidos.

O prefeito se reuniu com a bancada de Sergipe, em Brasília, recentemente. É uma forma de plantar bons frutos para Aracaju?

Sim. Edvaldo tem buscado todos que possam ajudar Aracaju. Ele não olha cor partidária, lado político. Edvaldo tem uma ação republicana e com seu gesto faz um chamamento a união dos sergipanos para que possamos superar os efeitos danosos desta crise econômica.

A parceria com o governo vem dando certo?

Uma parceria importante e necessária. Temos um estado pequeno territorialmente, e os agentes políticos precisam somar esforços no sentido de superar os efeitos desta crise. É com a somação de esforços que iremos ter resultados para a queda de arrecadação, para enfrentar o desemprego gritante. Belivaldo e Edvaldo são dois grandes líderes do nosso estado e estão fazendo este chamamento a todos que queiram construir um caminho com responsabilidade e compromisso.

O PC do B e Edvaldo têm planos para, no futuro, disputar o Governo do Estado?

Todos os partidos pensam em estar à frente das administrações em todos os níveis. Transformar a vida da população e fazer o melhor para seu povo é um desejo de todos os partidos. Mas agora é hora de trabalhar por Aracaju. Edvaldo tem mais dois anos à frente da prefeitura. Então, não é hora e não temos nenhum plano neste sentido. O foco agora é de dialogar cada vez mais com a sociedade, dialogar com todos sobre questões relevantes para a Aracaju. Neste sentido, realizaremos nossa Conferência Municipal do PC do B, neste próximo dia 27 de fevereiro, no Sindicato dos Bancários. A partir da Conferência, lançaremos uma campanha para novos filiados e realizaremos plenárias nos bairros de Aracaju.

Mais Notícias de Joedson Telles
16/11/2021  07h15 "Não vou procurar outro caminho", diz Laércio
Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
11/10/2021  09h08 Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
26/09/2021  09h05 "A OAB/SE permaneceu inerte quando os advogados mais precisaram de proteção"
12/09/2021  08h42 "Vou para vencer", afirma Valmir de Francisquinho sobre 2022
22/08/2021  08h03 "Valmir é o melhor político de Sergipe", diz Adailton Sousa

Blogs e Colunas
Joedson Telles
Joedson Telles

Joedson Telles é um jornalista sergipano formado pela Universidade Federal de Sergipe e especializado em política. Exerceu a função de repórter nos jornais Cinform, Correio de Sergipe e Jornal da Cidade. Fundou e edita, há nove anos, o site Universo Político e é colunista político do site F5 News.

E-mail: joedsontelles@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado