“Eliane não quer e não vai atropelar nossa unidade", assegura Silvio Santos | Joedson Telles | F5 News - Sergipe Atualizado

“Eliane não quer e não vai atropelar nossa unidade", assegura Silvio Santos
Blogs e Colunas | Joedson Telles 04/05/2018 19h21

Ex-presidente do PT de Sergipe, Silvio Santos assegurou, nesta sexta-feira, dia 4, não acreditar que, em sendo verdade que o ex-governador Jackson Barreto (MDB) trabalha para emplacar a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT), como pré-candidata a vice-governadora na chapa governista, a petista esteja disposta a quebrar a unidade do partido. O PT definiu como representante na chapa majoritária o seu presidente em Sergipe, Rogério Carvalho, e não abre mão da sua pré-candidatura ao Senado Federal. “Eliane não quer e não vai atropelar nossa unidade”, aposta. Silvio diz ainda que o partido quer marchar com Belivaldo Chagas, mas não descarta uma candidatura ao governo. A seguir a entrevista:

O que motivou uma postagem sua numa rede social sobre o posicionamento do PT nas eleições 2018?

Deve-se as várias especulações plantadas na imprensa por lideranças políticas do bloco governista, apostando na nossa divisão e denotando ingerência nas discussões internas do PT. As minhas declarações visam tão somente expor os nossos limites e chamar a atenção de quem lidera para tomar as rédeas do processo.

Há hipótese de o PT não estar no mesmo palanque que o pré-candidato a governador Belivaldo Chagas? Por quê?

Não apostamos nisso. Muito pelo contrário. Desde sempre, o PT tem demonstrado seu compromisso histórico, desde a constituição até hoje, na manutenção desse bloco partidário que governa Sergipe. Queremos manter o bloco e contribuir com nossa força política para uma vitória eleitoral e enfrentarmos a crise que assola o estado juntos. Essa é a nossa disposição. Mas queremos ser respeitados e aceitos como força política e toda nossa importância. Não é correto nos impor condições. Não é democrático discutir por nós o nome e/ou o cargo que nos cabe na coligação. Isso não é construção política. Isso seria truculência. E truculência, autoritarismo, ingerência, nós não aceitamos.

O PT está fechado no nome do ex-deputado Rogério Carvalho para disputar o Senado ou trabalha com um plano B, caso Rogério não dispute a eleição?

O nome de Rogério foi construído no debate político interno e pré-aprovado na instância partidária. Pelo diretório regional. Não discutimos plano b e só o faremos diante de fato concreto.

A vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, pode representar o PT na disputa majoritária?

Eliane é um dos quadros mais expressivos do PT hoje. É uma liderança pronta e preparada para assumir grandes tarefas. E o melhor: está disposta a isso e para tal se coloca à disposição do partido. Mas não quer e não vai atropelar nossa unidade. Sabe como poucos a importância dessa unidade e sabe que a nossa maior força reside na forma de construção coletiva.

Uma candidatura do PT ao Governo do Estado está descartada ou pode ser discutida esta hipótese?

Não podemos descartar essa hipótese. Aliás, embora minoritária, há uma proposta que está colocada no partido hoje com as pré-candidaturas dos companheiros Dudu (o presidente da CUT, Rubens Marques) e Joel (Almeida, sindicalista). Em política, não existe caminho que não possa ser percorrido. O PT tem representatividade, densidade eleitoral, quadros e todos os pré-requisitos para enfrentar qualquer cenário eleitoral.

Explique melhor a sua postagem quando escreve que o PT não ficará refém de exigências. Há a chamada faca no pescoço do PT? O que querem ou poderiam querer?

Estou dizendo com toda clareza que queremos permanecer parte do bloco governista, que reivindicamos uma vaga para o senado na chapa majoritária, chapa própria para deputado estadual, etc. Coloco com clareza as legítimas reivindicações do partido. E com a mesma clareza digo que não aceitaremos ingerências, imposições, decisões unilaterais que venham no sentido de diminuir nossa força e representatividade.

Mais Notícias de Joedson Telles
16/11/2021  07h15 "Não vou procurar outro caminho", diz Laércio
Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
11/10/2021  09h08 Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
26/09/2021  09h05 "A OAB/SE permaneceu inerte quando os advogados mais precisaram de proteção"
12/09/2021  08h42 "Vou para vencer", afirma Valmir de Francisquinho sobre 2022
22/08/2021  08h03 "Valmir é o melhor político de Sergipe", diz Adailton Sousa

Blogs e Colunas
Joedson Telles
Joedson Telles

Joedson Telles é um jornalista sergipano formado pela Universidade Federal de Sergipe e especializado em política. Exerceu a função de repórter nos jornais Cinform, Correio de Sergipe e Jornal da Cidade. Fundou e edita, há nove anos, o site Universo Político e é colunista político do site F5 News.

E-mail: joedsontelles@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado