O meu sentimento é importante?
Blogs e Colunas | Diego da Costa 16/11/2018 06:21

Fala-se muito nos modelos e trabalhos de desenvolvimento humano atualmente. Pessoas com verdadeiras doenças ligadas ao sentimento. Que doenças seriam essas? DEPRESSÃO, STRESS e ANSIEDADE.

A famosa DEPRESSÃO, a tristeza profunda, é um sentimento ligado exclusivamente ao PASSADO. A ausência da alegria plena está completamente unida ao excesso de PASSADO. Quando lembra daquele momento que tinha muito dinheiro, estava rico, e hoje não é mais. Quando lembra do parente, amigo, que já foi, te deixou e hoje não está mais no convívio. Quando lembra daquela traição que recebeu e fica com a cabeça atordoada. Assim, este excesso de PASSADO traz a tristeza profunda, a DEPRESSÃO.

O STRESS é um excesso de PRESENTE. Já viu aquele pessoa no trânsito com muita pressa, querendo chegar logo no trabalho, no compromisso? O ser humano está vivendo um momento de muita informação, comunicação acelerada, tem que ser agora! Então, cuidado. O STRESS é uma doença que pode levar, você, ao hospital. Então, terá que ter tempo para cuidar da sua saúde, obrigatoriamente.

A ANSIEDADE é o excesso de FUTURO. Indivíduos que só pensam no amanhã. Vários projetos, planejamentos, muita coisa vai acontecer e nada acontece. Cuidado! A ANSIEDADE é uma doença que traz sérias complicações no trabalho, nas relações pessoais no dia a dia, frustrações. Acorde para seu sentimento.

Agora, onde você está neste modelo? PASSADO, PRESENTE ou FUTURO? Que questão complexa. É preciso um equilíbrio? É preciso criar um modelo mental para melhorar o seu desempenho e comportamento na sociedade. Especialistas apresentam um modelo de foco temporal. 10% de PASSADO, 60% de PRESENTE e 30% de FUTURO. E ai? Como fazer esta transformação? É muito importante entender onde está focada a sua mente, o que você comenta com outras pessoas, o que fala todos os dias. Se fala muito das coisas que passaram ou que vão acontecer tenha cuidado. O seu foco deve ser colocado no PRESENTE. Nem todo o FOCO. O modelo sugerido é 60% no agora! PASSADO e FUTURO são indispensáveis para entender e aprender que precisamos mudar, melhorar, fazer diferente. Na ciência da Administração, fala-se muito em PLANEJAMENTO, que nada mais é do que construir um documento com foco no FUTURO, na edificação de um caminho. Vale destacar que no PLANEJAMENTO, existem análise de cenários (internos e externos) e, neste momento, o PASSADO é apresentado.

O desejo é que o homem e a humanidade compreendam que existe sempre um caminho para a renovação, todos os dias, e a necessidade de buscar isso é HOJE. AGORA! Então, pense bem, o meu sentimento é importante?

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Diego da Costa
27/11/2018 09:47 O Administrador Juliano César e reeleito vice-presidente da ABAD
08/11/2018 11:14 Estrutura de PODER no Associativismo
18/10/2018 11:17 CHAPA 1 para o CFA e CRA-SE
03/09/2018 11:58 Como está a sua resiliência?
20/08/2018 16:53 CHAPA 1 é homologada
Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, Especialista em Marketing, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, Conselheiro Federal de Administração representando Sergipe, Associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Consultor e Mentor.

E-mail: diego.costa@crase.org.br


O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.
Cine F5Aquaman é a redenção para os filmes da DC
ModaGrávidas com estilo: confira inspirações de looks