Empresas familiares e processo decisório
Blogs e Colunas | Diego da Costa 23/07/2018 10h55Na definição da wikipedia, “empresa familiar, como toda e qualquer empresa, é uma criação humana que tem por finalidade a atuação econômica por meio de organização de iniciativas, de procedimentos e de fórmulas que visam empreender uma atividade com sucesso”... “A partir de um sonho, de um ideal ou da necessidade de sobrevivência, o empreendedor torna-se a pessoa que gera, acumula ou distribui riqueza“. E tem como característica básica a sucessão do poder decisório de maneira hereditária. O processo decisório é relevante em qualquer organização, particularmente no ambiente empresarial, onde os objetivos almejados dependem dele, inclusive pelas consequências diretas, imediatas ou não, para a sobrevivência de qualquer empresa. A maneira de dirigir uma organização determina, em grande parte, seus resultados. Nesse contexto, o nível de comando gerencial, de suas ações, da mediação dos conflitos de interesses, assume alta relevância e não pode ser dissociado do processo decisório. Nas empresas familiares existem peculiaridades que tornam esse processo para escolher determinado curso de ação, muitas vezes difícil e complexo. Frequentemente quem decide se ressente de uma definição clara dos problemas, de avaliação criteriosa do caminho a seguir em busca de soluções que sejam benéficas para a empresa. Além disto, procura-se evitar o embate entre os desejos dos familiares que são proprietários ou acionistas majoritários e os objetivos da empresa, seus critérios de eficiência, eficácia e efetividade, valores, crenças, etc, que podem se apresentar deturpadas nesse contexto exigindo muito tempo para o gerenciamento de conflitos. Fator importante é a profissionalização da gestão com dirigentes recrutados pela competência, sem interferências dos proprietários, para melhorar o desempenho empresarial e o processo decisório, ambos voltados para que sejam alcançados os objetivos propostos pela organização.
Organização Digital I
O Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) colaborou com evento de Consultoria em Organização Digital no estado. A palestra, contou com a apresentação do consultor em Tecnologia da Informação, Denys Lessa, realizada em Aracaju, no último dia 17/07, e também na cidade de Itabaiana, no dia 18/07. A palestra foi destinada a profissionais liberais, médicos, advogados e apresentou o uso de tecnologias que residem na “nuvem”, garantindo mobilidade e autonomia ao profissional. O palestrante Denys Lessa apresentou de que forma o investimento na organização de arquivos, agenda, e-mails, entre outros, gera economia de tempo na recuperação de informações e mais agilidade no atendimento. Dessa forma, o tempo poupado é utilizado na execução de atividades prioritárias.
Organização Digital II
Quem é Denys Lessa? Com 29 anos de atuação na área de Tecnologia de Informação, Denys Lessa trabalhou em negócios diversificados. Como consultor, implantou um sistema para cadastramento de Talentos Artísticos, Obras e Produtos na TV Globo, onde foi contratado, em 2002. Fez carreira até o cargo executivo de Gerente de Desenvolvimento de Aplicações e Gerente de Planejamento e Orçamento. Após sua saída, em 2016, passou a atuar na Organização Digital, criando a Prisma Vida Digital, idealizada para ajudar as pessoas a aumentarem sua produtividade e melhoria da qualidade de vida.
Impressão da nova CIP é retomada no CRA-SE
Após um período de reparos, o processo de impressão da nova Carteira de Identidade Profissional (CIP) foi retomado no Conselho Regional de Administração (CRA-SE) na quinta-feira, 12 de julho. Profissionais de Administração registrados no CRA-SE poderão solicitar gratuitamente a troca da antiga pela nova CIP até o último dia útil de 2018. O registrado deve realizar esse procedimento presencialmente na sede da autarquia regional, após a atualização de seu cadastro em nosso sistema de Autoatendimento. Gratuito: solicite sua nova carteira profissional; Quer se registrar? Acesse tudo o que você precisa saber para se tornar um profissional de Administração; Faça agora seu cadastro em nosso sistema de Autoatendimento e resolva tudo online (crase.org.br)
PENSAMENTO: “Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos.” Albert Einstein
Grupo Gratuito de WhatsApp chega ao número de 1.024 participantes e faz sucesso a partir de Aracaju
Como fazer para conquistar? Ao adotar essas práticas de comunicação não violenta, é possível transformar o ambiente corporativo, promovendo um diálogo mais eficiente e satisfatório para todos os envolvidos.
Para ter um ano diferente, um verdadeiro ano novo, é necessário planejar, executar, aprender com os erros, celebrar as conquistas, buscar equilíbrio e manter uma atitude positiva.
Fundações, Parques Tecnológicos, Secretarias Municipais e Estaduais, Ministérios, Governos... Todos precisam abrir novos caminhos para inovação.
Cuide do que você controla e coloque em prática.
Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.
E-mail: diegodacosta@hotmail.com
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