Criatividade e Inovação no Brasil é complicado? | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Criatividade e Inovação no Brasil é complicado?
Blogs e Colunas | Diego da Costa 30/09/2019 11h17

Com o pensamento “Brasileiro é criativo, mas precisa de um ambiente que não atrapalhe.” Ezequiel Zylberberg pesquisador do MIT - Massachusetts Institute of Technology, defendeu em texto publicado no portal da Época Negócios. Ezequiel Zylberberg propõe que um cenário mais colaborativo entre o setor público, privado e universidades será fundamental para inovar a escala global.

Inovar no Brasil é complicado, mas melhora se o ambiente interno se tornar mais colaborativo. A opinião é de Ezequiel Zylberberg, pesquisador do MIT e coautor do livro Inovando no Brasil, que será lançado em outubro. Para ele, o setor público, privado e universidades precisam estar alinhadas para criar um ecossistema de inovação. Só assim, segundo Zylberberg, as empresas e novos negócios brasileiros começarão a se inserir em escala global.

“Hoje, as empresas brasileiras não precisam se preocupar com as inovações externas”, diz a Época NEGÓCIOS. “Elas conseguem sobreviver com o tamanho do mercado, mas têm que lembrar que não são iguais a China que tem capacidade de criar uma Tencent e Alibaba só com o consumidor chinês.”

Zylberberg participou do primeiro dia da Conferência ANPEI de Inovação 2019, que aconteceu no dia 26 de setembro Foz do Iguaçu (PR). O pesquisador defendeu que o governo é o elo entre os centros de pesquisas e o setor privado. “O relacionamento entre universidades e empresas é difícil, porque a tecnologia que sai desses laboratórios ainda não é suficientemente madura para o mercado”, diz. Por meio de políticas públicas alinhadas com as necessidades das indústrias, no entanto, o Brasil conseguirá contornar essa barreira, defende.

Zylberberg cita como exemplo o centro de inovação Cesar, em Recife (PE), que teve investimento público para incentivar startups. “Se você só tem investimento privado, a estratégia se torna muito para hoje”, afirma. “Você precisa de parceria com o público para criar algo a longo prazo e tornar o ambiente mais estável para o fomento de inovação.”

O pesquisador acredita que o Brasil precisa focar em determinados setores, como petróleo, cosméticos, soja e até mesmo o financeiro. Para ele, o surgimento de fintechs como o Nubank, mostra o potencial global da inovação brasileira.

“O Brasil hoje faz um pouco de tudo”, diz. Segundo Zylberberg, essa estratégia faz com que o país invista em áreas que não tem diferencial. “Por exemplo, o Brasil tem investido em condutores, mas a Coreia do Sul e China já são muito fortes nisso e os brasileiros não vão conseguir ter competitividade global”, afirma.

Ele explica que é necessário capacitar e aproveitar o conhecimento interno para gerar tecnologia própria para o mundo.  “A inovação não é apenas algo disruptivo e instantâneo, mas exige uma política de continuação”, diz. “O brasileiro é incrivelmente criativo, mas precisa de um ambiente que ajude e não atrapalhe.”

Fonte com alterações: Época Negócios

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Grupo Gratuito de WhatsApp chega ao número de 1.024 participantes e faz sucesso a partir de Aracaju
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Como fazer para conquistar? Ao adotar essas práticas de comunicação não violenta, é possível transformar o ambiente corporativo, promovendo um diálogo mais eficiente e satisfatório para todos os envolvidos.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Para ter um ano diferente, um verdadeiro ano novo, é necessário planejar, executar, aprender com os erros, celebrar as conquistas, buscar equilíbrio e manter uma atitude positiva.
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Fundações, Parques Tecnológicos, Secretarias Municipais e Estaduais, Ministérios, Governos... Todos precisam abrir novos caminhos para inovação.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada
Cuide do que você controla e coloque em prática.

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado