Comunicação: vitória ou derrota?
Estudos mostram a Comunicação como um dos grandes desafios das organizações Blogs e Colunas | Diego da Costa 25/09/2019 15h28 - Atualizado em 25/09/2019 15h33Por Diego da Costa
Administrador, Diretor Técnico do SergipeTec e Diretor de Desenvolvimento Institucional do CFA
A comunicação no sentido literal da palavra é o processo que compreende a troca e compartilhamento de informações entre dois ou mais interlocutores. Porém, faz-se necessário o pensamento da Comunicação como a formação de diversos elementos, sejam eles na emissão do conteúdo, promoção, noticias ou relação interpessoal, o que faz com que uma linha de raciocínio entreo emissor e o receptor, seja ela estratégica ou não, seja criado.
Quem delimita que a comunicação é feita tão somente por palavras, se engana. Pelo contrário. Ela também pode ser considerada um conjunto de gestos, expressões, postura e tom de voz, ou outras tantas denominações encontradas em diálogos por aí.
A importância da Comunicação nas Organizações
A Comunicação organizacional é o modo como à instituição se comunica com o público no processo de integração, desenvolvimento e entendimento das informações- seja ele externo, interno, fornecedores ou sociedade em geral. O que nos faz compreender que toda atividade depende do ato de se comunicar e quando se há falhas neste processo - os danos podem ser lesivos a algo ou alguém, como a desmotivação do colaborador, insatisfação do cliente e por consequênciaa falta de engajamento da comunidade.
Para tanto, é preciso entenderos fatores que influenciam o posicionamento interno, mercadológico e operacional de uma organização. Devemos destacar a promoção do diálogo e a comunicação interna entreos colaboradores, que envolve o fluxo de informações administrativas, seja por veículos formais e informais. Em continuidade, é necessário ressaltar a Comunicação Mercadológica, que nada mais é, do que a intenção de aperfeiçoar o serviço a ser trabalhado e a imagem do produto, seja por meio do planejamento estratégico e marketing. Já a Comunicação Institucional deve criar uma imagem positiva da empresa no gerenciamento de crises – por meio da comunicação institucional, imprensa e comunicação corporativa.
Programação Neurolinguística
A programação Neurolinguística trata-se de como organizamos nossas ações e ideias a partir dos comportamentos de um processo neurológico, ou seja, pela audição, sensações, visão, dentre outros. Por meio dela, emitimos pensamentos e comportamentos na comunicação interpessoal. É assim que o nosso corpo e mente trabalham em prol da decodificação do que acontece ao nosso redor, entendendo, interpretando e influenciando pessoas na transmissão da informação que se deseja passar.Aquele que não domina sua conversa, diálogo ou discurso certamente encontrará dificuldades na realização do trabalho e/ou posição no mercado. O desenvolvimento da comunicação, seja ela qual for, envolve não tão somente a avaliação da situação, conhecimento dos destinatários - como a valorização do conteúdo.
Grupo Gratuito de WhatsApp chega ao número de 1.024 participantes e faz sucesso a partir de Aracaju
Como fazer para conquistar? Ao adotar essas práticas de comunicação não violenta, é possível transformar o ambiente corporativo, promovendo um diálogo mais eficiente e satisfatório para todos os envolvidos.
Para ter um ano diferente, um verdadeiro ano novo, é necessário planejar, executar, aprender com os erros, celebrar as conquistas, buscar equilíbrio e manter uma atitude positiva.
Fundações, Parques Tecnológicos, Secretarias Municipais e Estaduais, Ministérios, Governos... Todos precisam abrir novos caminhos para inovação.
Cuide do que você controla e coloque em prática.
Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.
E-mail: diegodacosta@hotmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.