Administração Estratégica II
Blogs e Colunas | Diego da Costa 22/03/2018 10h05Nesta nossa época de alta competitividade e globalização em que a criatividade é elemento diferencial, a administração estratégica deve ser mais presente e utilizada. Revela-se como uma busca incessante visando à qualidade total de todos os fatores que envolvem a atividade empresarial, seja em relação a produtos, processos, serviços, etc. Essa interatividade e participação de todos também demonstram que essa administração está se distanciando cada vez mais a administração tradicional, sem desmerecê-la, mas dando um passo à frente na forma de administrar que busca sempre acompanhar a modernidade em seus aspectos positivos e oportunos para o crescimento da atividade empresarial que tem demonstrado ser uma das molas propulsoras do desenvolvimento do País. Ela tem como um dos pilares a administração participativa que, para alcançar as metas estabelecidas, procura aproveitar o que o ser humano naquilo que ele tem de melhor: sua criatividade, iniciativa, ideias, comprometimento, colaboração, apoio e motivação. A administração estratégica, dentro da modernidade, é parte da organização, uma das base de sua sustentação para atingir os objetivos de longo prazo delineados pela alta administração através do planejamento estratégico. No site do Sebrae http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos se encontra o seguinte: “é a administração da empresa que está sempre verificando sua razão de existir no mercado, como vai operar e aonde quer chegar em determinados prazos. O tema administração estratégica deve ser conhecido por todas as pessoas que estão à frente da administração de uma empresa. É um grande desafio conduzir uma empresa em ambientes dinâmicos, que se modificam constantemente nos aspectos políticos, econômicos, setoriais e tecnológicos. Tais mudanças impactam na relação da empresa com o setor em que atua. Assim, os administradores se desafiam a conduzir as empresas estrategicamente, garantindo suas sobrevivências e buscando o sucesso em seus resultados.”
Compliance é destaque na RBA I
Segundo a Federação das Indústrias do estado de São Paulo (Fiesp), cerca de 2,3% do PIB do país são perdidos com a corrupção. O problema compromete não só a renda per capita, mas influencia diretamente o crescimento e a competitividade do Brasil. As atividades fraudulentas comprometem, também, o faturamento das empresas. Por isso, tem crescido no país o compliance. Considerado um ramo promissor de atuação para o administrador, o compliance tem sido a ferramenta para combater a corrupção. O assunto é detalhado na edição 121 da Revista Brasileira de Administração (RBA) em uma reportagem que mostra a importância do compliance na gestão de organizações públicas e privadas.
Compliance é destaque na RBA II
Nesta edição, a publicação entrevistou o administrador José Antônio Chaves. Ele é o idealizador do Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgoto (CFA/Gease). A ferramenta está sendo lançada pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e a proposta é oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto. Outra ferramenta que começa a ser usada para otimizar a gestão é o Big Data, termo usado para descrever o imenso volume de dados que tem impactado as empresas no dia a dia. Este assunto também é abordado na RBA 121. A publicação traz, ainda, outras reportagens, além de artigos, notícias do Sistema CFA/CRAs, dicas de leitura, entre outros. A RBA está disponível no site http://www.revistarba.org.br. Fonte: Assessoria de Comunicação do CFA
PENSAMENTO: “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.” Mahatma Gandhi
Grupo Gratuito de WhatsApp chega ao número de 1.024 participantes e faz sucesso a partir de Aracaju
Como fazer para conquistar? Ao adotar essas práticas de comunicação não violenta, é possível transformar o ambiente corporativo, promovendo um diálogo mais eficiente e satisfatório para todos os envolvidos.
Para ter um ano diferente, um verdadeiro ano novo, é necessário planejar, executar, aprender com os erros, celebrar as conquistas, buscar equilíbrio e manter uma atitude positiva.
Fundações, Parques Tecnológicos, Secretarias Municipais e Estaduais, Ministérios, Governos... Todos precisam abrir novos caminhos para inovação.
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Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.
E-mail: diegodacosta@hotmail.com
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