Pet Shops são fiscalizados e um é autuado por vender produto vencido
Blogs e Colunas | Coluna de Estimação 08/04/2019 15:22 - Atualizado em 08/04/2019 15:25

Quinze lojas de produtos para animais de estimação, em Aracaju (SE), passaram por uma vistoria do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da capital. A fiscalização aconteceu na semana passada durante cinco dias e terminou com uma autuação.

Segundo a Prefeitura de Aracaju, a ação faz parte do planejamento de atividades de fiscalização. O objetivo é verificar se os pet shops, localizados na capital, cumprem a legislação que dispõe sobre os direitos do consumidor.

A fiscalização resultou na autuação de um pet shop por ter colocado à venda produtos impróprios para o consumo, com a data de validade vencida.

Segundo o coordenador geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, durante a vistoria são verificados alguns aspectos e itens obrigatórios, como colocar à disposição e de forma visível um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta. 

“Além disso, foi observado se os itens expostos à venda estão devidamente precificados, se há produtos impróprios (validade expirada), bem como se o direito básico à informação está sendo cumprido, especialmente no que tange à diferenciação de preço a partir da forma de pagamento. Também foi verificado se o fornecedor impõe limites quantitativos para pagamento nos cartões de crédito e débito”, detalhou o coordenador.

A assistente social Deisiane Silva, frequentadora de um dos estabelecimentos vistoriados, presenciou a atuação do Procon Aracaju e afirmou que a iniciativa amplia a sensação de segurança para os consumidores. “Essa ação é fundamental, assim a gente vai ter uma garantia de que as coisas que estamos consumindo estão de forma correta, assim como reforça a proteção e a saúde do animal”, disse.

*Com informações da Agência Aracaju de Notícias

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Coluna de Estimação
20/04/2019 09:03 Abril Laranja chama a atenção para os maus tratos com os animais
Prática é crime com pena que vai de três meses a um ano de detenção e multa
01/04/2019 13:01 Causar sofrimento aos animais é crime e leva à prisão
Denúncia de maus-tratos pode ser feita em qualquer delegacia ou especializada
28/03/2019 20:15 STF confirma validade do sacrifício de animais em cultos religiosos
18/03/2019 17:33 Sementeira: peixes aparecem mortos e Emsurb programa despescagem
28/02/2019 18:22 Carnaval: veterinária alerta sobre uso de glitter, spray e tintas em pet
O uso pode causar alergia e intoxicação nos animais. Som alto também é prejudicial
Blogs e Colunas
Coluna de Estimação
Fernanda Araújo é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UNIT, pós-graduada em MBA Marketing, Assessoria e Comunicação Integrada pela FANESE. Já trabalhou como assessora de comunicação em sindicato de classe, e atualmente, é repórter no Portal F5 News. Premiada em primeiro lugar no Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica da Fapitec, na categoria web jornalismo, em 2018.

E-mail: fernandaaraujo.jornalismo@gmail.com


O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.
Video BlogsDescubra como parar de perder tempo nas redes sociais
Dark RoomToca menino: Dark Room recebe Luanzinho Moraes