Equipe de fauna da Adema já resgatou 400 animais silvestres este ano | Coluna de Estimação | F5 News - Sergipe Atualizado

Equipe de fauna da Adema já resgatou 400 animais silvestres este ano
Todos foram avaliados e receberam os cuidados necessários
Blogs e Colunas | Coluna de Estimação 24/04/2019 16h05 - Atualizado em 24/04/2019 16h17

A equipe de resgate de fauna da Administração Estadual do Meio Ambiente, Adema, realizou o resgate de uma raposa (Cerdocyon thous) na avenida Heráclito Rolemberg, conjunto Augusto Franco, Zona Sul da capital, na manhã desta quarta-feira (24). O animal estava em via pública, dentro de um cano, próximo a um posto de combustível.

Segundo a médica veterinária da Adema, Camila Dantas, responsável pela operação, a raposa, uma fêmea juvenil que possivelmente se separou da mãe, estava assustada o que, de acordo com a técnica, torna a situação ainda mais complicada.

“Provavelmente, veio de uma mata que fica na região das proximidades do aeroporto, local onde é comum encontrar caninos selvagens. Seu surgimento tem ligação com a interação humana com os hábitats naturais, fazendo com eles percam seus territórios e migrem para área urbana”, explica a veterinária.

Camila também revelou que o animal estava bastante estressado, por conta da poluição sonora da avenida. “Após a contenção e análise clínica do animal, foi possível constatar que se tratava de filhote, de aproximadamente 5 meses”, relata. Por ser um espécime juvenil, a raposa foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, CETAS, que pertence ao Ibama, para triagem e reabilitação.

Além da raposa, a equipe de fauna da Adema resgatou mais dois animais esta semana: um filhote de sagui, no condomínio Morada da Praia, Mosqueiro, Zona de Expansão de Aracaju, e uma coruja orelhuda, no Hospital Universitário, na Zona Norte da capital.

O engenheiro Florestal, Aijalon de Souza Santos, responsável pelos resgates, disse que o sagui tinha aproximadamente 45 dias de vida, estava ferido com lesões graves na região caudal, impedindo assim a locomoção. Ele foi encaminhado ao CETAS para devido tratamento e recuperação para posterior soltura. A equipe resgatou ainda uma coruja.

“A ave é um animal adulto e foi contida por funcionários do hospital universitário. Ela não apresentava nenhuma fratura, mas estava um pouco estressada e apática. A coruja foi levada ao CETAS, onde recebeu o devido atendimento e vai ser encaminhada para soltura em área de preservação ambiental em breve”, explicou o engenheiro.

Números atualizados

Já são 400 animais resgatados pela equipe técnica da Adema este ano, um trabalho que envolve a atuação de biólogos, engenheiros florestais e veterinários da autarquia que fazem a captura, análise clínica e soltura dos animais.
As espécies são as mais variadas, tendo os répteis e as aves como principais ocorrências. O trabalho abrange todas as regiões do estado.

Por Agência Sergipe de Notícias

Mais Notícias de Coluna de Estimação
Pixabay/Ilustrativa
29/11/2022  20h30 Colesterol alto também afeta cães e gatos
Saiba quais são os perigos e como prevenir o problema no seu pet
Foto: Fundação Mamíferos Aquáticos
26/07/2022  11h35 Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho pede colaboração para proteger o animal
"Astro" foi atropelado mais uma vez entre o litoral sul de Sergipe e norte da Bahia
Foto: Divulgação
18/06/2022  10h05 ArraiAu Pet acontece no Rancho RioMar
Prepare o look junino do pet, porque a festança promete ser boa pra cachorro
Conheça 5 características do pit-bull e mude seu olhar sobre esse cão
24/05/2022  13h29 Conheça 5 características do pit-bull e mude seu olhar sobre esse cão
Os pit-bulls podem ter fama de malvados, mas na verdade são cachorros brincalhões e muito leais
Reprodução/Instagram
12/04/2022  20h00 Adote um gatinho! Instituto divulga felinos para adoção em Aracaju
Gato surge em edifício na capital sergipana e está à procura de um lar

Blogs e Colunas
Coluna de Estimação
Coluna de Estimação

Fernanda Araújo é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UNIT, pós-graduada em MBA Marketing, Assessoria e Comunicação Integrada pela FANESE. Já trabalhou como assessora de comunicação em sindicato de classe, e atualmente, é repórter no Portal F5 News. Premiada em primeiro lugar no Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica da Fapitec, na categoria web jornalismo, em 2018.

E-mail: fernandaaraujo.jornalismo@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado