CMA aprova projeto que inclui direitos dos animais na legislação nacional
Blogs e Colunas | Coluna de Estimação 11/07/2019 08:00

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto de lei que classifica os animais como sujeitos de direitos, com acesso a tutela jurisdicional. Segundo o PLC 27/2018, os animais não poderão mais ser tratados como objetos inanimados. O texto segue para o Plenário.

O projeto é do deputado Ricardo Izar (PP-SP). Com ele, os animais passam a possuir natureza jurídica sui generis, como sujeitos de direitos despersonificados. Também passam a ser reconhecidos como seres sencientes, ou seja, dotados de natureza biológica e emocional e passíveis de sofrimento.

O texto também acrescenta dispositivo à Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998) para determinar que os animais não sejam mais considerados bens móveis para fins do Código Civil (Lei 10.402, de 2002).

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que foi o relator do projeto, destaca que a nova lei não afetará hábitos de alimentação ou práticas culturais, mas contribuirá para elevar a compreensão da legislação brasileira sobre o tratamento de outros seres.

— É uma elevação de status civilizatória. Não há possibilidade de pensarmos na construção humana se a humanidade não tiver a capacidade de ter uma convivência pacífica com as outras espécies. Eles devem ser tratados com dignidade — afirmou.

O projeto seguiria para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), mas a CMA aprovou requerimento de Randolfe para o seu envio direto ao Plenário, em regime de urgência.

 

Fonte: Agência Senado

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Coluna de Estimação
20/07/2019 16:27 Cão resgatado por protetora dentro de canal em Aracaju é adotado 
18/07/2019 17:21 Fecomércio instala câmara empresarial para o segmento pet
Câmara do Comércio PET será coordenada pelo empresário Alexandro Goes
16/07/2019 14:59 Itabaiana vai construir posto de saúde e casa de acolhimento animal
Projeto foi apresentado à OAB pelo prefeito em reunião nesta segunda
06/07/2019 12:23 Tartaruga volta ao seu habitat após ser resgatada de rede de pesca
Animal passou por reabilitação para ser devolvido ao mar, em Aracaju
02/07/2019 16:50

Aprenda como dar banho no seu pet em casa evitando riscos

Blogs e Colunas
Coluna de Estimação
Fernanda Araújo é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UNIT, pós-graduada em MBA Marketing, Assessoria e Comunicação Integrada pela FANESE. Já trabalhou como assessora de comunicação em sindicato de classe, e atualmente, é repórter no Portal F5 News. Premiada em primeiro lugar no Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica da Fapitec, na categoria web jornalismo, em 2018.

E-mail: fernandaaraujo.jornalismo@gmail.com


O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.