Cão resgatado por protetora dentro de canal em Aracaju é adotado 
Blogs e Colunas | Coluna de Estimação 20/07/2019 16:27 - Atualizado em 20/07/2019 16:56

Um cãozinho foi encontrado dentro de um canal em uma das avenidas mais movimentadas da capital sergipana. Este fato ocorreu na noite de terça-feira (2), em horário onde a maioria das pessoas estão resguardadas em suas casas, comovendo pessoas sensíveis a causa animal. Por causa de uma ação rápida de protetores para resgatá-lo, não aconteceu o pior, e após uma semana do resgate o cachorro foi adotado.

Populares se depararam com o cachorro, dentro de um canal na avenida Hermes Fontes, que segundo disseram já estava enchendo de água, podendo levá-lo a morte se alguém não o tirasse dali a tempo. O animal teria sofrido um acidente, antes de parar no local. Apesar de não ter se ferido, mancava em uma das patas.

Depois de populares acionarem o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), que segundo eles não conseguiram fazer o resgate, um membro da ONG Anjos foi ao local e com as próprias mãos retirou o animal possivelmente abandonado, tendo ainda o auxílio de um frentista e de populares. A protetora de animais Layse Santiago, que fez o resgate, conta como foi o momento.

“Os bombeiros disseram que o animal correu e acabaram indo embora. Uma pessoa me acionou, quando eu cheguei lá consegui ver o animal lá embaixo. Foi quando consegui corda, uma bota, entrei, me aproximei e ergui o animal para cima com ajuda de algumas pessoas lá no local e conseguimos tirá-lo. A sensação de salvar uma vida é maravilhosa, acho que qualquer pessoa que se sensibiliza com qualquer tipo de vida, seja humana ou animal, faria o mesmo. Não acredito que tenha sido nenhum ato de heroína, mas foi um ato de salvar uma vida que precisava”, disse.

Porém, a protetora critica a atuação dos Bombeiros no resgate de animais. “Depois de mobilizar algumas pessoas no local, os bombeiros chegaram, mas acredito que com uma certa má vontade, inclusive, sem equipamento. A falta de manejo, de saber lidar com a causa animal é bem complicada em Aracaju. Toda a ocorrência que tem em relação animais é bem ineficaz a ação dos bombeiros”, declarou.

Na semana passada, outro cachorro também foi resgatado pelos protetores dentro de um canal no bairro 18 do Forte. Debilitado e com uma forte sarna no corpo, além de uma suspeita de tumor no abdômen, o cãozinho segue em tratamento, após passar por exames. Segundo a protetora, a Corporação também não conseguiu fazer o resgate.

“Estamos pagando diárias, vamos cuidar até ficar bem. Sempre que tem esse tipo de resgate a gente sente muita falta da atuação do Corpo de Bombeiros, mas a população se sensibiliza com os animais e estão fazendo sua parte e a gente cobra resposta. Mais uma vez fui, entrei e consegui tirar ele do local. Com essa chuva não sei se ele estaria vivo agora”, ressaltou.

Passado o sufoco, um final feliz para o resgatado na Hermes Fontes. O pet foi levado para um local temporário, pago pela Ong através de diárias. Depois de poucos dias e realizada avaliação veterinária, o animalzinho foi finalmente adotado por uma nova família. “Ele já está bem, foi adotado na segunda passada, vai ser feliz agora com a família”, comemorou ela.

Ao F5 News, o Corpo de Bombeiros informou que a Corporação em nenhum momento se nega à realização do resgate de animais. Recentemente, por conta das chuvas no estado, conforme balanço da corporação, 20 animais foram resgatados.

“Muitas são as ocorrências em que o Bombeiro realiza esta operação. Se o Bombeiro foi lá e não realizou o resgate pode ter sido em razão de algum fator atípico que a reclamante avaliou como sendo uma má vontade, quando pode ter sido o cumprimento de um critério de segurança”, informou a assessoria, que enviou uma foto de um resgate também dentro de um canal.

Sobre os dois casos específicos, o CBMSE ressalta que para uma resposta mais específica seria preciso o número de protocolo da solicitação da ocorrência. “Importante ressaltar que a procura de ocorrência junto ao Ciosp se dá através do número de protocolo e não por localidade”, disse.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Coluna de Estimação
17/08/2019 10:55 Fundação Mamíferos Aquáticos inaugura loja pop-up em Aracaju
16/08/2019 15:49 Projeto promove exposição fotográfica sobre peixe-boi marinho
Exposição será de 17 a 23 no Shopping Jardins e acesso é gratuito
02/08/2019 18:41 Pets em condomínios: saiba os direitos e deveres dos condôminos
Advogado explica o que diz as jurisprudências vigentes dos tribunais nesses casos
25/07/2019 14:11 MPF/SE denuncia pesca irregular na costa sergipana
Ações penais foram ajuizadas para punir pesca de arrasto em local proibido
24/07/2019 17:43 PMA adota medidas para reduzir número de animais soltos nas vias
Blogs e Colunas
Coluna de Estimação
Fernanda Araújo é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UNIT, pós-graduada em MBA Marketing, Assessoria e Comunicação Integrada pela FANESE. Já trabalhou como assessora de comunicação em sindicato de classe, e atualmente, é repórter no Portal F5 News. Premiada em primeiro lugar no Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica da Fapitec, na categoria web jornalismo, em 2018.

E-mail: fernandaaraujo.jornalismo@gmail.com


O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.
CotidianoAcese lança clube de benefícios com descontos
CotidianoAtacadistas de Sergipe homenageiam Raimundo Juliano