Enfim começa o Ano Novo | Clarisse de Almeida | F5 News - Sergipe Atualizado

Enfim começa o Ano Novo
Blogs e Colunas | Clarisse de Almeida 05/03/2018 21h38 - Atualizado em 06/03/2018 11h20

Ano novo, cidade nova,  enfim. Após os esticados festejos por que passaram nossa cidade, podemos ver o saldo resultante das folias. Inúmeros foram os relatos de destruição causada pelas multidões que foram às ruas comemorar.

Mesmo que não fique bem claro o que justifica estes eventos, afinal nós, brasileiros, não temos hoje muito o que festejar, as consequências são motivo de mais contrariedade ao final da euforia. Gramados mantidos a duras penas restam destruídos, assim como os canteiros ajardinados, os coletores de lixo, postes de iluminação, bancos e até mesmo luminárias que hoje esperam substituição.

Aqui em nossa Praça da Bandeira, uma árvore frondosa e profícua teve seus galhos arrancados para a instalação de um palco para os shows do Rei Momo. 

 

 

Como é fácil ferir as cidades por razões frívolas e passageiras! O que é coletivo finda sem dono e sem defensor, a mercê de interesses daqueles que se preocupam com suas satisfações e lucros pessoais, ou de apenas uma minoria. 

Mas ainda que tardio, o ano novo real começou! Finalmente contratos, tarefas, negócios saem das gavetas e ganham vida no afazeres diários; planos, projetos voltam para as mesas, computadores e é nessa bendita hora que fazemos propostas, arregimentamos parceiros, bolamos um plano!

Que tal um plano para melhorar sua rua, seu condomínio, o trecho de praia que frequenta? Um sábado com amigos e filhos para recolher lixo da pracinha, ou mesmo uma manhã plantando mudinhas de árvores, ou distribuindo panfletinhos educativos pelo bairro?

 

 

Ações festivas, coletivas como num bloquinho carnavalesco, com a diferença que podem dar frutos, frutos de cidadania. Pintar o muro da escola do bairro, fazer vaquinha para comprar um brinquedo novo para o prédio, criar abrigos simples para os cachorros que vagueiam seu dono pelas redondezas, enfim, tantas ações! 

Se podemos destruir, podemos também construir. Podemos fazer diferente nesse ano novo tardio e pensar na nossa cidade, começando pela menor escala, nossa rua, evoluindo pouco a pouco até conseguirmos nos importar com o macro, até ter vergonha de estacionar em local proibido, de ocupar áreas públicas, ou furar filas. Tudo parte de uma ética. Ética desaprendida.O sentimento de urbanidade desconhecido por nossas crianças e o civismo são considerados cafonas e ultrapassados!

 

 

Mas nunca é tarde para desenvolvê-los, iniciando por plantá-los em nós mesmos. Precisamos nos indignar quando um trailer se instala em uma calçada estreita, quando vemos alguém despejando entulho de obra na avenida recém varrida ou no terreno vazio de um vizinho, quando o outro joga o lixo pela janela do carro. Não podemos achar normal! Precisamos de um plano! Precisamos mudar! Precisamos pensar coletivo! A cidade agradece! 

 
Mais Notícias de Clarisse de Almeida
Fotos da autora
19/09/2022  15h20 O estranho caso da pista exclusiva para ônibus onde não circulam ônibus
Fico pensando que o poder público deveria explicar esse fenômeno do urbanismo
Google Street View/Reprodução
14/08/2022  21h00 Mostra sabedoria, Aracaju!
Uma das últimas casas modernistas na capital corre risco de descaracterização
Imagem de vídeo do engenheiro Igor Faro
01/08/2022  22h38 Eterno enquanto durou
Vamos admirar elementos de composição urbana para manter viva a história
Bom senso, para que te quero?
22/07/2022  16h23 Bom senso, para que te quero?
Não precisava fazer, simultaneamente, obras nas duas pontes sobre o rio Poxim
A arte de arruinar uma vizinhança!
24/01/2022  11h25 A arte de arruinar uma vizinhança!
Que progresso é esse que torna piores os lugares que são por ele tocados?

Blogs e Colunas
Clarisse de Almeida
Clarisse de Almeida

Arquiteta e Urbanista pela FAUSS/RJ, especialista em Tecnologia Educacional pela UERJ e em Paisagismo pela UFLA/MG. Atua com ênfase em Desenho Urbano e Projetos de Edificação e Paisagismo. Leciona no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIT. Possui trabalhos reconhecidos nacionalmente e tem sido palestrante em variados eventos. É membro da equipe da Ágora Arquitetos.

E-mail: arqclarissedealmeida@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado